São esperados para o dia 15 de novembro 147,9 milhões de eleitores nas escolas do país para a escolha de prefeitos e vereadores. Na região, 353,6 mil pessoas estão aptas a votar. O número representa 9,3 % a mais do que o verificado em 2016 quando foram 323,5 mil – um acréscimo de mais de 30 mil eleitores.
A alta é maior do que a média nacional. No Brasil, estão cadastrados 144 milhões de votantes, 2,7% a mais do que quatro anos atrás. No Estado de São Paulo são 32,6 mil.Em Barueri, onde serão 261,4 mil, o crescimento foi de 6,69%. Na cidade de Santana de Parnaíba, o aumento registrado foi de 17,4%. A quantidade de eleitores saltou de 78,5 mil, em 2016, para 92,2 mil neste ano. Em ambos os municípios, o público feminino é maioria do eleitorado. Na ordem citada, o percentual é de 54,8% e 52,5%.
Biometria
Este ano, por conta da pandemia, as eleições serão sem biometria. Isso porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seguirá a recomendação apresentada por infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e decidiu que a leitura das digitais será excluída desta vez para evitar filas e aglomerações.
Na região, do total de 353,6 mil eleitores, há 150,3 mil com biometria cadastrada, ou seja, 42,5%. Barueri anotou o maior número, com 105,4 mil cadastros.
Leia Também
Processos
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Eleições
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Tarifaço
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância