Tribunal determinou pagamento sobre o custo venal simples da propriedade (Andrea Felizolla)
De acordo com uma decisão recente do Tribunal de Justiça de São Paulo, a forma de cobrança do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em Santana de Parnaíba é ilegal. A determinação é fruto de um questionamento de caso envolvendo transação imobiliária ocorrida no munícipio no ano de 2018. O proprietário do imóvel questionou a cobrança na justiça e teve parecer favorável.
Baseada na Lei Municipal nº 3598/2016, a Prefeitura de Santana de Parnaíba alterou a base de cálculo do ITBI. Segundo a legislação mencionada, o imposto tem como base mínima de recolhimento o "dobro do valor venal do imóvel".O Tribunal reforçou que o critério aplicado pela nova lei, assevera-se ilegal e abusivo. A 18ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (Apelação Cível nº 1003915-78.2018.8.26.0529), declarou que o imposto deve ser recolhido com base na seguinte análise: "de rigor a concessão da segurança para reconhecer o direito dos impetrantes de recolher o imposto sobre valor do negócio jurídico ou valor venal considerado para o cálculo do IPTU, o que for maior, mantendo-se, assim, a decisão recorrida".
Já a prefeitura informou que "a maioria das decisões judiciais a respeito da base de cálculo do ITBI fixada pela Lei Municipal nº 1.408/1989, com redação dada pela Lei Municipal nº 3.598/2016 reconhece-a constitucional, respeitadora do princípio da legalidade e, ainda, fiel ao entendimento do Superior Tribunal de Justiça- STJ.
Barueri
TRE publica decisão que derruba liminar e determina afastamento do prefeito Beto Piteri
Decisão
Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Projetos
Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Presidência em 2026
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Itapevi
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Deputados
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Barueri
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Comportamento
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Cabe recurso
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Dosimetria
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro