O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi eleito nesta quinta (16) para presidir, a partir de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na posse, o novo presidente da corte afirmou que a realização das eleições municipais deste ano depende do desenrolar da pandemia do Covid-19.
"Nossa maior preocupação é com a saúde da população. Se não houver condições de segurança para realizar as eleições, como conversamos (ministros do TSE) em reunião informal e administrativa, nós evidentemente teremos que considerar o adiamento pelo prazo mínimo indispensável para que possam realizar-se com segurança", disse o ministro.
Apesar disso, Barroso disse que o tribunal é contra o adiamento das eleições municipais deste ano para 2022, quando serão escolhidos o presidente da República e os governadores.
O ministro afirmou ainda que uma eventual mudança no calendário eleitoral depende da aprovação do Congresso Nacional. "Nós consideramos que as eleições são um rito vital para a democracia, portanto, assim que as condições de saúde permitirem, nós devemos realizar as eleições", finalizou.
Leia Também
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância