São Paulo | 26ºC
Sáb, 14 de Março
Busca
Política

Rubens Furlan rebate Bolsonaro: “tratar pandemia como ‘gripezinha’ é idiotice”

Barueri e Santana de Parnaíba estão ampliando número de leitos destinados a pacientes com a doença 

27 mar 2020 - 17h22   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Rubens Furlan rebate Bolsonaro: “tratar pandemia como ‘gripezinha’ é idiotice” Rachados com o presidente, governadores participaram de conferência online com Bolsonaro dia 25 (Marcos Corrêa/PR)
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), criticou, nesta quinta-feira (26), o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro de minimizar o impacto do novo coronavírus na saúde pública. "Não é uma gripezinha, não. Tratar isso como uma simples gripezinha é idiotice. É pandemia, é muito grave", disse o prefeito à Folha de Alphaville

O gestor barueriense não está sozinho (veja abaixo). Entidade que representa os administradores dos municípios de todo o Brasil, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) repudiou, na quarta-feira (25) a fala de Bolsonaro que pediu o fim do confinamento no combate à epidemia.

"O que ele faz é algo inadmissível", afirmou o presidente da entidade, Jonas Donizette, que é prefeito de Campinas (SP).

Ao mesmo tempo, as prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba têm seguido as recomendações do Ministério da Saúde, que colidem com as declarações recentes de Bolsonaro. 

As duas administrações estão trabalhando para ampliar o número de leitos destinados ao tratamento de pacientes com a doença - que deve atingir o pico de casos até junho, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Hospitais de campanha
Em Parnaíba, o prefeito Elvis Cezar (PSDB) anunciou a criação de um Hospital de Retaguarda no bairro Fernão Dias com 48 novos leitos, e o desenvolvimento de um aplicativo disponibilizando todas as informações sobre a doença para facilitar a conscientização da população. "Nós não concordamos integralmente com o que o presidente tem falado", disse Cezar. "Nós priorizamos a vida", afirmou. 

Já em Barueri, o prefeito Rubens Furlan disse que a cidade precisa de 200 leitos para atender essa demanda, dos quais já havia 150 até esta quarta-feira (25). "Eu não descarto que seja insuficiente, mas se for, já está tudo preparado para fazermos um hospital de campanha", disse. O equipamento poderá ser instalado na Arena ou no Ginásio de Esportes local. 

Além disso, as prefeituras decretaram estado de calamidade pública, o que permitiu o fechamento de comércios, escolas e eventos, bem como a dispensa de licitação nas compras de insumos e serviços necessários ao enfrentamento da epidemia. 

"Não é hora para disputas políticas. A gente sabe que esse isolamento custa muito para os municípios, para os Estados e para o País, mas não devemos encarar isso como uma gripezinha", disse Furlan. 


Lideranças da Região Oeste também mostram descontentamento com presidente

Desde o início da disseminação do novo coronavírus pelo Brasil, lideranças da Região Oeste têm criticado a postura do presidente, que vem minimizando o impacto do Covid-19, chamada por ele de "gripezinha".

O deputado Emidio Souza (PT) atacou o mandatário, chamando de "desserviço" o pronunciamento feito na terça-feira (24). "Foram 5 minutos de pura falta de respeito com o povo", afirmou.
Enquanto isso, o prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), chamou de "incoerência" a fala do presidente. Seu colega, Igor Soares (Podemos), prefeito de Itapevi, disse estar "arrependido" pelo apoio a Bolsonaro nas eleições de 2018. 

Soares foi incisivo: "é inadmissível um homem público, que deveria defender a vida humana, ir contra todas as recomendações de combate ao coronavírus".
Antes, no dia 16, a deputada Bruna Furlan havia compartilhado tweet do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), em que ele diz que Bolsonaro "está mais preocupado em assistir às manifestações que atentam contra as instituições e a saúde da população".

A mensagem fazia alusão à presença do mandatário na manifestação do dia 15 de março, quando, sob suspeita de estar contaminado, cumprimentou diversos apoiadores em frente ao Palácio do Planalto. 

Apesar de minimizar a doença, até o dia 24, já havia chegado a 23 o número de infectados só na comitiva que viajou com o presidente aos Estados Unidos em meados de março.
Bolsonaro também não esclareceu até o momento se foi ou não infectado pelo novo coronavírus

Leia Também
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Brasília Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Defesa pessoal Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Corrida eleitoral 2026 Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Percepção Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Região Metropolitana Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Pesquisa do Datafolha Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Parlamentares Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
No dia 4 Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Região Oeste Metropolitana de São Paulo Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Eleições 2026 Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
44% das habilidades dos trabalhadores devem mudar até 2027
Mercado de trabalho 44% das habilidades dos trabalhadores devem mudar até 2027
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri