São Paulo | 21ºC
Qua, 19 de Agosto
Política

Polarização deve estimular debate "nacional" nas eleições municipais

O alcance será mais presente onde houver disputa entre PT e o PSDB, diz cientista político Marco Antonio Teixeira  

10 jan 2020 - 09h05   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Polarização deve estimular debate "nacional" nas eleições municipais Após apoio a Bolsonaro no 2º turno de 2018, Furlan e Elvis fizeram críticas ao presidente em 2019.

Ainda que os problemas específicos de cada cidade sejam preponderantes, o debate público nas eleições municipais deste ano deve ter um caráter "nacional, ainda mais com a polarização" que tem afetado o país. Essa é a avaliação de Marco Antonio Teixeira, cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). "O alcance (de temas) nacional vai estar mais presente onde houver uma disputa entre PT e o bolsonarismo, ou o PT contra o PSDB; onde não houver, será menor", afirma.

Ele ressalva, porém, que a situação deve ser analisada conforme a configuração política de cada município. "Se você o olha ABC, vai ter polarização, se você olha Osasco, tem um pouco também. Em Barueri, a família Furlan tem um peso muito forte, mas que não rivaliza com o PT, os rivais são de outra natureza", afirma.

Para o professor, o PT deve seguir como a principal força da oposição nas eleições municipais. "O partido não tem mais para onde cair: na última eleição municipal ele foi dizimado. Mas ele tem um peso político importante em Osasco, no ABC e em Guarulhos", diz.

Pauta eleitoral

Além disso, a agenda bolsonarista deve ganhar relevância na disputa. "O discurso de segurança tende a pautar o debate nas grandes cidades, é onipresente, apesar das prefeituras não terem responsabilidade sobre essa política pública", explica Teixeira. "Mas temos temas que vão rivalizar, como o desemprego e empobrecimento que afeta as grandes cidades", afirma.

Ao mesmo tempo, o bolsonarismo deve enfrentar problemas por conta do prazo apertado para a formalização da Aliança pelo Brasil, partido criado pelo presidente Jair Bolsonaro para aglutinar sua base de apoiadores. A agremiação tem até o dia 4 de abril para obter o registro de seu estatuto no TSE e poder disputar as eleições. "Não vai dar tempo: os candidatos devem sair em partidos de pouca expressão", diz o especialista.

Na Região Oeste, os prefeitos Elvis Cezar (PSDB), de Santana do Parnaíba, Rubens Furlan (PSDB), de Barueri, e Rogério Lins (Podemos), de Osasco, apoiaram a candidatura de Jair Bolsonaro no segundo turno em 2018. As críticas, porém, não demoraram a aparecer. "Tem que trabalhar mais", disse em maio Cezar, que ainda apoia Bolsonaro. "Quando um idiota assume o governo, é terrível", disparou Furlan dois meses depois.

Agora, a corrida municipal será uma oportunidade de medir forças para as eleições de 2022 e verificar se o ímpeto original do bolsonarismo se manteve. "Por ser realizada entre duas eleições presidenciais, ela é também um termômetro", afirma o cientista político. 

Leia Também
Centrão prioriza Congresso e mantém distância de Flávio Bolsonaro
Articulação Centrão prioriza Congresso e mantém distância de Flávio Bolsonaro
Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Últimos dias Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Mais de 85% dos deputados federais tentam a reeleição em 2026
Reeleição Mais de 85% dos deputados federais tentam a reeleição em 2026
Mendonça manda Lula remover das redes vídeos com pedidos explícitos de voto em convenção
Campanha eleitoral Mendonça manda Lula remover das redes vídeos com pedidos explícitos de voto em convenção
PF encontra mensagens de Lulinha sobre negócios com lobista investigada
Tráfico de influência PF encontra mensagens de Lulinha sobre negócios com lobista investigada
Avião de R$ 120 milhões de Vorcaro é alvo de bloqueio judicial e volta do Paraguai
Polícia Federal Avião de R$ 120 milhões de Vorcaro é alvo de bloqueio judicial e volta do Paraguai
BTG/Nexus: Lula tem 47% e Flávio 44 % no 2º turno
Eleições 2026 BTG/Nexus: Lula tem 47% e Flávio 44 % no 2º turno
Marçal consegue liminar para voltar ao PRTB, mas segue inelegível
Política Marçal consegue liminar para voltar ao PRTB, mas segue inelegível
Brasil abre processo para aplicar Lei da Reciprocidade e notifica diplomacia dos EUA
Tarifaço Brasil abre processo para aplicar Lei da Reciprocidade e notifica diplomacia dos EUA
Tarcísio deve iniciar campanha à reeleição em Osasco neste domingo (16)
Largada eleitoral Tarcísio deve iniciar campanha à reeleição em Osasco neste domingo (16)
Mais Lidas
Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Fiscalização de trânsito Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Dança Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Bailarino de 11 anos de Barueri conquista 1º lugar no Festival de Dança de Joinville
Talento Bailarino de 11 anos de Barueri conquista 1º lugar no Festival de Dança de Joinville
Carro capota em frente ao Shopping Tamboré na tarde desta sexta (14)
Colisão Carro capota em frente ao Shopping Tamboré na tarde desta sexta (14)