Na quinta-feira (22), o PSDB de São Paulo decidiu recorrer ao diretório nacional para tentar expulsar o deputado Aécio Neves da legenda. Uma das explicações seria que entre os quase 180 membros do diretório haveria mais aliados do que na executiva.
Eles haviam sido derrotados na quarta-feira (21), quando a legenda rejeitou os pedidos de expulsão. O mineiro é investigado em uma série de inquéritos e se tornou réu, em abril de 2018, sob acusação de corrupção passiva e obstrução da Justiça, porém, ainda não foi julgado.
A reunião aconteceu no diretório nacional da legenda, em Brasília. Foram 30 votos a favor de Aécio, 4 contra e uma abstenção. O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou na ocasião que decisão era "definitiva".
Preconceito
Na segunda-feira (19), o ex-presidente nacional do partido, José Aníbal, e o ex-presidente estadual Pedro Tobias haviam solicitado à Executiva Nacional a impugnação da filiação ao partido do deputado federal Alexandre Frota, expulso do PSL. O caso foi arquivado no mesmo dia pelo presidente da legenda Ele qualifica a reação contra o novo filiado como "preconceito".
Leia Também
Processos
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Eleições
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Tarifaço
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância