Na terça-feira (29), os vereadores de Barueri votaram as contas do exercício de 2015 do ex-prefeito da cidade Gil Arantes (DEM). Ao contrário do parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que indicou a reprovação pelo fato de Gil não ter aplicado 25% na área da educação, conforme determina a Constituição Federal, os parlamentares aprovaram a prestação. Gil Arantes já tinha enviado defesa à comissão de Finanças e Orçamento da Câmara.
Antes da votação, foi incluído o parecer da comissão, presidida pelo vereador Wilson Zuffa (PRB) e que tem como integrantes os vereadores Allan Miranda (PSDB) e Neto Amorim (PV), vice-presidente e relator, respectivamente, que recomendou a aprovação. De acordo com o documento, o Tribunal não havia considerado investimentos em uniformes e programas como o professor Giz de Ouro, por exemplo. Por essa razão, o percentual aplicado na educação não tinha atingido 25% e sim 24,92%.Com isso, caso o ex-prefeito queira entrar na disputa municipal de 2020, não terá problemas jurídicos em relação a este item. Apesar disso, Arantes garantiu anteriormente que já encerrou sua carreira política, mas continua como presidente do partido Democratas.
O presidente da Câmara Municipal de Barueri, Fabião (PCdoB), afirmou na tribuna que o "Tribunal de Contas faz a fiscalização, só que eu tenho visto algumas coisas que eles falam que pode, depois já não pode mais e você às vezes é pego no meio desse processo. E nós vamos nos adequando "disse. Allan Miranda (PSDB) falou que não pode ser um caçador de bruxas, "todo mundo sabe que fui oposição, mas não quero pagar essa bucha. Meu voto é favorável estou com a consciência tranquila. O TC não considerou uniformes, giz de ouro".
Ano 2016
Na última semana, a Casa também decidiu pela aprovação das contas do ex-prefeito de Barueri, referente ao ano de 2016. Os vereadores seguiram a indicação do Tribunal, que julgou favoráveis as contas da administração do Gil.
Articulação
Tarcísio prepara mudanças no secretariado e articula planos políticos para 2030
Legislativo
Wilson Zuffa é reeleito presidente da Câmara de Barueri por unanimidade
Debate
Voto proporcional e voto distrital misto; entenda a diferença entre os modelos
Representatividade
Flávio Bolsonaro ganhou em 8 das 14 cidades do CIOESTE, mas Lula teve mais votos
Herança eleitoral
TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Realidade paralela
Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Proteção
Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Fuga
Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Articulação política
Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
FUGA?
PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país