São Paulo | 19ºC
Seg, 21 de Setembro
Política

Contra parecer do TCE-SP, vereadores aprovam contas de Gil Arantes

Prestação se refere ao exercício de 2015, do ex-prefeito de Barueri 

31 mai 2019 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Contra parecer do TCE-SP, vereadores aprovam contas de Gil Arantes Tribunal recomendou desaprovação das contas porque Gil não aplicou 25% do orçamento em Educação (Alesp)

Na terça-feira (29), os vereadores de Barueri votaram as contas do exercício de 2015 do ex-prefeito da cidade Gil Arantes (DEM). Ao contrário do parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que indicou a reprovação pelo fato de Gil não ter aplicado 25% na área da educação, conforme determina a Constituição Federal, os parlamentares aprovaram a prestação. Gil Arantes já tinha enviado defesa à comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. 

Antes da votação, foi incluído o parecer da comissão, presidida pelo vereador Wilson Zuffa (PRB) e que tem como integrantes os vereadores Allan Miranda (PSDB) e Neto Amorim (PV), vice-presidente e relator, respectivamente, que recomendou a aprovação. De acordo com o documento, o Tribunal não havia considerado investimentos em uniformes e programas como o professor Giz de Ouro, por exemplo. Por essa razão, o percentual aplicado na educação não tinha atingido 25% e sim 24,92%.

Com isso, caso o ex-prefeito queira entrar na disputa municipal de 2020, não terá problemas jurídicos em relação a este item. Apesar disso, Arantes garantiu anteriormente que já encerrou sua carreira política, mas continua como presidente do partido Democratas.

O presidente da Câmara Municipal de Barueri, Fabião (PCdoB), afirmou na tribuna que o "Tribunal de Contas faz a fiscalização, só que eu tenho visto algumas coisas que eles falam que pode, depois já não pode mais e você às vezes é pego no meio desse processo. E nós vamos nos adequando "disse. Allan Miranda (PSDB) falou que não pode ser um caçador de bruxas, "todo mundo sabe que fui oposição, mas não quero pagar essa bucha. Meu voto é favorável estou com a consciência tranquila. O TC não considerou uniformes, giz de ouro".

Ano 2016
Na última semana, a Casa também decidiu pela aprovação das contas do ex-prefeito de Barueri, referente ao ano de 2016. Os vereadores seguiram a indicação do Tribunal, que julgou favoráveis as contas da administração do Gil.
Leia Também
Quem é Dalide Corrêa, advogada que recebia R$ 33 mi por ano do Master e 'canal direto do STF'
Contratos Quem é Dalide Corrêa, advogada que recebia R$ 33 mi por ano do Master e 'canal direto do STF'
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
CRIME ORGANIZADO Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
MP junto ao TCU pede cautelar para suspender decreto que aumentou valor do Bolsa Família
Orçamento MP junto ao TCU pede cautelar para suspender decreto que aumentou valor do Bolsa Família
No 1º turno, Lula tem 44,1% e Flávio tem 41,7%, mostra Atlas/Bloomberg
Pesquisa eleitoral No 1º turno, Lula tem 44,1% e Flávio tem 41,7%, mostra Atlas/Bloomberg
41,2% veem aliados de Bolsonaro mais ligados ao Master; 40,2% apontam os de Lula, diz pesquisa
Caso Master 41,2% veem aliados de Bolsonaro mais ligados ao Master; 40,2% apontam os de Lula, diz pesquisa
Gilmar envia ofício a Fux apontando condução indevida no julgamento sobre diretor da PF
Racha no STF Gilmar envia ofício a Fux apontando condução indevida no julgamento sobre diretor da PF
Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
Investigação Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Imbróglio STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Inelegível Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Primeira-Dama Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Mais Lidas
Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
MANANCIAIS Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
CRIME ORGANIZADO Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1
BRIGA JUDICIAL Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1