São Paulo | 19ºC
Seg, 21 de Setembro
Política

Pela segunda vez, prefeito Rubens Furlan troca secretário de Saúde

De acordo com o gestor, o ex-secretário, Jorge Salomão, solicitou a saída do governo por questões pessoais 

05 mai 2019 - 13h34   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Pela segunda vez, prefeito Rubens Furlan troca secretário de Saúde Dionisio Alvarez Mateos Filho assume a pasta, Jorge salomão deixa o cargo (Divulgação/Secom Barueri)

Pela segunda vez, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), trocou o secretário responsável pela Saúde da cidade. O cardiologista Dionisio Alvarez Mateos Filho assumiu interinamente a pasta.

De acordo com o gestor, a saída de Jorge Salomão, que estava à frente da secretaria, se deu por motivos pessoais; mediante pedido do próprio Jorge. "Ele estava fazendo um bom trabalho, o governo é muito dinâmico e ele precisou deixar a secretaria", explicou o prefeito.

Apesar disso, em entrevista exclusiva à Folha de Alphaville, em dezembro do ano passado, o prefeito chegou a sinalizar possíveis mudanças: "no momento não tenho troca de secretariado prevista, mas se precisar eu mudo. Eu queria que os secretários estivessem à minha frente, mas eles estão atrás de mim", falou sobre o ritmo de trabalho.

Compromisso
O secretário nomeado, o médico Dionisio Alvarez Mateos Filho, já fazia parte da equipe como assessor na Secretaria de Saúde, onde auxiliou na coordenação do Pronto-Socorro Adulto no último ano. "Ele tem muita experiência e já vem acompanhando os trabalhos", comentou Furlan.

A demanda
A área da saúde é um dos pontos comentados com frequência pelo gestor tucano. A situação do atendimento é vista com uma certa "preocupação" da parte dele, já que a rede é utilizada por muitos moradores de cidades vizinhas, o que sobrecarrega a estrutura municipal. "Quanto mais nós melhoramos, mais aumenta a demanda na área da saúde. Esse é o problema que enfrentamos todos os dias. O número de atendimentos desde o início do governo triplicou, porque as pessoas são bem atendidas e contam para as outras, com isso temos mais de 40% do nosso atendimento vindo de fora de Barueri", ressaltou.

Atendimento
"Mas nós não fechamos as portas, pelo contrário, estamos construindo novas unidades para que o barueriense tenha o seu atendimento rápido e com qualidade", justificou.

O prefeito pediu ao novo secretário para "pisar no acelerador. Vamos trabalhar para ter a melhor saúde", finalizou.
E além dos novos equipamentos, equipes estão sendo contratadas para que o atendimento aos munícipes seja de primeira linha.

Estrutura
De acordo com a prefeitura, para reforçar o atendimento na cidade e oferecer serviço de qualidade, em março, mês do aniversário do município, a administração entregará o Centro de Diagnósticos, entre outras unidades de saúde. "E além dos novos equipamentos, equipes estão sendo contratadas para que o atendimento aos munícipes seja de primeira linha", prometeu o prefeito tucano Rubens Furlan. 

Leia Também
Quem é Dalide Corrêa, advogada que recebia R$ 33 mi por ano do Master e 'canal direto do STF'
Contratos Quem é Dalide Corrêa, advogada que recebia R$ 33 mi por ano do Master e 'canal direto do STF'
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
CRIME ORGANIZADO Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
MP junto ao TCU pede cautelar para suspender decreto que aumentou valor do Bolsa Família
Orçamento MP junto ao TCU pede cautelar para suspender decreto que aumentou valor do Bolsa Família
No 1º turno, Lula tem 44,1% e Flávio tem 41,7%, mostra Atlas/Bloomberg
Pesquisa eleitoral No 1º turno, Lula tem 44,1% e Flávio tem 41,7%, mostra Atlas/Bloomberg
41,2% veem aliados de Bolsonaro mais ligados ao Master; 40,2% apontam os de Lula, diz pesquisa
Caso Master 41,2% veem aliados de Bolsonaro mais ligados ao Master; 40,2% apontam os de Lula, diz pesquisa
Gilmar envia ofício a Fux apontando condução indevida no julgamento sobre diretor da PF
Racha no STF Gilmar envia ofício a Fux apontando condução indevida no julgamento sobre diretor da PF
Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
Investigação Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Imbróglio STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Inelegível Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Primeira-Dama Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Mais Lidas
Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
MANANCIAIS Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
CRIME ORGANIZADO Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1
BRIGA JUDICIAL Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1