São Paulo | 16ºC
Seg, 14 de Setembro
Dose extra

Poliomielite: como será o novo esquema vacinal contra a doença?

21 jul 2026 - 15h23   atualizado às 16h52
Poliomielite: como será o novo esquema vacinal contra a doença? Segunda dose de reforço contra a Polio será dada a crianças de 4 anos (Imagem: Magnific)

O Ministério da Saúde passará a oferecer, a partir de 3 de agosto, uma segunda dose de reforço da vacina contra a poliomielite para crianças de 4 anos. Com a medida, o esquema vacinal contra a doença passa a contar com cinco doses, todas realizadas com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP), disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS)

Segundo a pasta, a inclusão do novo reforço busca ampliar a proteção das crianças e ajudar a manter o Brasil livre da circulação do poliovírus. O País não registra casos da doença desde 1989 e, desde 1994, é certificado como área livre da circulação do vírus, ao lado dos demais países das Américas.

Quem deve se vacinar

A atualização vale para crianças menores de 5 anos. O esquema vacinal prevê três doses da vacina inativada contra a poliomielite (VIP), aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por dois reforços: o primeiro aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.

Crianças com o esquema vacinal incompleto também devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Nesses casos, os profissionais avaliarão a caderneta de vacinação e orientarão sobre as doses pendentes. A imunização pode ser realizada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Flávia Bravo explica que a nova dose funciona como um reforço da memória imunológica. "Os anticorpos vão reduzindo com o tempo. A dose de reforço desperta essa memória imune e eleva os níveis de anticorpos. Quanto maior essa quantidade, maior tende a ser a duração da proteção".

Por que a vacinação continua sendo importante?

Embora a poliomielite tenha sido eliminada no Brasil há quase quatro décadas, o vírus ainda circula em algumas partes do mundo Atualmente, Paquistão e Afeganistão são os únicos países onde a doença permanece endêmica.

"Enquanto tivermos vírus circulantes, manter níveis altos de anticorpos é fundamental. Dessa forma, a população fica protegida", explica Flávia.

A especialista ressalta que a vacinação também tem um papel coletivo. "É uma questão de proteção pessoal e de proteção coletiva. Mantendo altas coberturas vacinais, impedimos que, caso um vírus chegue de outros países, ele consiga se disseminar no Brasil", diz.

A 'gotinha' ficou no passado

Desde novembro de 2024, o calendário nacional utiliza exclusivamente a vacina inativada contra a poliomielite (VIP), aplicada por injeção. A antiga vacina oral, conhecida como "gotinha", foi substituída após novas evidências científicas que embasaram a mudança no esquema vacinal.

De acordo com Flávia, a vacina oral continha um vírus vivo atenuado, ou seja, enfraquecido. Embora fosse segura e utilizada por muitos anos, ela apresentava um risco extremamente raro de sofrer mutações e voltar a causar a doença. A VIP, por sua vez, utiliza vírus inativado e, por isso, não tem capacidade de causar a doença nem de sofrer mutações que a tornem infectante.

"A poliomielite está eliminada do nosso País, mas isso depende de mantermos uma cobertura vacinal elevada. A orientação é que todas as crianças recebam as vacinas previstas no calendário, incluindo a da pólio", recomenda a especialista.

 

Por Dalila Santana

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO

Leia Também
Moraes pede a Fachin retirada de todo o sigilo do caso Master sem 'escolha seletiva'
Queda de braço Moraes pede a Fachin retirada de todo o sigilo do caso Master sem 'escolha seletiva'
Morre Claudio Carsughi, referência do jornalismo esportivo, aos 93 anos
Legado Morre Claudio Carsughi, referência do jornalismo esportivo, aos 93 anos
Relatora no TSE vota para negar candidatura de Pablo Marçal à Presidência
Inelegível Relatora no TSE vota para negar candidatura de Pablo Marçal à Presidência
Flávio Bolsonaro é investigado por lavagem e corrupção em repasses de Vorcaro a filme
Quebra de sigilo Flávio Bolsonaro é investigado por lavagem e corrupção em repasses de Vorcaro a filme
Renúncias e indeferimentos tiram mais de mil candidatos das eleições 2026
Fora da disputa Renúncias e indeferimentos tiram mais de mil candidatos das eleições 2026
Correios entram em greve em todo o país a partir desta sexta (11)
Paralisação Correios entram em greve em todo o país a partir desta sexta (11)
Conheça a brasileira Marcella Kozinski que aparece entre favoritas ao Miss Universo 2026
Belas Conheça a brasileira Marcella Kozinski que aparece entre favoritas ao Miss Universo 2026
Caixa e Banco do Brasil têm paralisações a partir desta quinta (10)
Bancos Caixa e Banco do Brasil têm paralisações a partir desta quinta (10)
Fachin revoga decisões de Mendonça e Dino sobre afastamento de diretor da PF
Vai e volta Fachin revoga decisões de Mendonça e Dino sobre afastamento de diretor da PF
Petrobras volta atrás e cancela reajuste da gasolina horas após anúncio
Combustível Petrobras volta atrás e cancela reajuste da gasolina horas após anúncio
Mais Lidas
Mansão do diretor da Marabraz penhorada em Alphaville teria sido vendida há anos
Sem escritura Mansão do diretor da Marabraz penhorada em Alphaville teria sido vendida há anos
Palmeiras: Dupla entra em pré-lista para a Seleção
Esporte Palmeiras: Dupla entra em pré-lista para a Seleção
Santos aceita condição imposta pelo Flamengo
Esporte Santos aceita condição imposta pelo Flamengo
Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
Meu tempo Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)