São Paulo | 19ºC
Seg, 26 de Janeiro
Busca
Trabalho

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

11 dez 2025 - 10h46 Gláucia Arboleya
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais - (Imagem: Marvin Meyer/Unsplash)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de descanso (6x1) e a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 36 horas semanais. Ambas as mudanças são sem redução salarial. Agora, o tema segue para plenário do Senado.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148 de 2025 foi incluída na pauta da CCJ como matéria “extra”, sem aviso prévio, e aprovada por votação simbólica. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), a PEC foi relatada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

O relator explicou que a PEC reduz, já no primeiro ano após a aprovação do texto, a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Durante os quatro anos seguintes, haveria uma redução de uma hora de trabalho, por ano, até chegar às 36 horas semanais.

“São mais de 150 milhões de brasileiros que se beneficiarão com esta PEC, considerando os trabalhadores, considerando as famílias e considerando quem contrata também, porque vai movimentar a economia, vai mudar a realidade social deste país”, disse Rogério Carvalho. 

Em seu parecer, o relator na CCJ argumentou que a jornada de 6x1 está associada ao aumento dos riscos de acidentes em razão do cansaço, por diminuir a qualidade do trabalho e por causar danos a saúde, prejudicando o bem-estar do trabalhador.

“No Brasil, as redes sociais têm sido tomadas nos últimos meses por manifestações contrárias à jornada 6x1, considerada exaustiva pelos trabalhadores. Nesse sentido, foi criado o Movimento Vida Além do Trabalho, com o objetivo de alterar a legislação para assegurar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, escreveu Carvalho em parecer.  

Extra-pauta

A votação da PEC como extra-pauta foi criticada pelo senador da oposição Eduardo Girão (Novo-CE), que disse que queria ter tido a oportunidade de pedir vista para analisar a proposta e fazer contribuições ao texto.

“Se fazer isso, na véspera de um recesso, tirando esse direito do parlamentar de pedir vista. Me sinto violentado por essa atitude. Eu sei que teve audiência pública sobre o assunto, mas precisava ter o direito regimental de pedir vista. A única coisa que eu posso dizer é que vamos tentar, lá no Plenário, ver se é possível fazer uma audiência pública para melhorar o projeto, porque tudo pode ser melhorado”, afirmou o senador cearense.

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), respondeu que não é incomum a inclusão de matérias extra-pautas na Comissão, destacando que o tema foi debatido em audiência pública.

“Eu lamento vossa excelência não ter participado de três audiências públicas que nós fizemos e vossa excelência não compareceu em nenhuma delas. Nós tínhamos o compromisso, inclusive com o senador Paulo Paim, de votar [a PEC] ainda este ano”, respondeu.

Câmara

A Câmara dos Deputados também discute o tema na subcomissão especial dedicada a analisar a escala 6x1. Na semana passada, ao apresentar o parecer, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE) rejeitou o fim da escala 6x1 e propôs a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais. 

O relator na Câmara alegou que seu texto foi a saída “possível” dentro da realidade econômica das empresas brasileiras e da elevada informalidade do mercado de trabalho.

“[A PEC original] poderia acarretar sérias consequências econômicas adversas, tais como queda na produção, redução da produtividade e elevação dos índices de desemprego”, afirmou Luiz Gastão.

O relatório lido na última quarta-feira (3) na subcomissão da Câmara modificou o texto original da PEC de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que previa o fim da escala 6x1 e uma jornada de 36 horas semanais. 

*Com informações da Agência Brasil 

Leia Também
Técnicos de enfermagem são presos por suspeita de matar três pacientes
Medicamento incorreto Técnicos de enfermagem são presos por suspeita de matar três pacientes
Governo Federal determina apuração de falhas da Enel
Energia Governo Federal determina apuração de falhas da Enel
Tornado na Região Sul deixa três mortos em Santa Catarina
Ciclone Tornado na Região Sul deixa três mortos em Santa Catarina
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Direção Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
Dados Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras
Mudanças Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras
Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
População Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
Governo sanciona proibição do uso de linguagem neutra em órgão público
Nacional Governo sanciona proibição do uso de linguagem neutra em órgão público
Justiça inglesa condena mineradora BHP por rompimento da "Barragem de Mariana"
Nacional Justiça inglesa condena mineradora BHP por rompimento da "Barragem de Mariana"
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo, diz ministro
Nacional Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo, diz ministro
Mais Lidas
Rompimento de adutora deixa moradores do Burle Marx sem água; também houve vazamento de gás
Santana de Parnaíba Rompimento de adutora deixa moradores do Burle Marx sem água; também houve vazamento de gás
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Barueri Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Corrida 2026 Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Bike Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville