São Paulo | 25ºC
Qui, 05 de Fevereiro
Busca
Nacional

Brasil é o 2º país que passa mais tempo conectado a dispositivos eletrônicos

Das nove horas em que os brasileiros ficam conectados, quatro são destinadas a navegar em plataformas como Instagram e Facebook 

26 abr 2023 - 09h39   atualizado em 02/12/2025 às 09h49
Brasil é o 2º país que passa mais tempo conectado a dispositivos eletrônicos O aumento no uso de smartphones cresceu 45% entre 2019 e 2021 (Foto: Camilo Jimenez on Unsplash)
De acordo com um levantamento da Electronics Hub, o Brasil é o segundo país do mundo em que as pessoas passam mais tempo expostas a telas, ficando atrás apenas da África do Sul.

Em média, os brasileiros passam cerca de 56,6% das horas em que estão acordados usando um computador ou celular. O aumento no uso de smartphones é um dos motivos dessa tendência, que cresceu 45% entre 2019 e 2021, possivelmente impulsionado pelo hábito de assistir filmes e séries por meio desses aparelhos. A pesquisa também mostrou que cerca de 64% dos usuários de celular no Brasil são assinantes de serviços de streaming como Netflix e Prime Video.

Além disso, o Brasil é o segundo país que mais gasta tempo em redes sociais. Dos nove horas em que os brasileiros ficam conectados, quatro são destinadas a navegar em plataformas como Instagram e Facebook.
Apesar de serem altamente tecnológicos, os moradores do Japão são os que menos passam tempo expostos a telas, gastando apenas três horas e 45 minutos por dia em frente a um celular ou computador.

Em relação aos jogos online, o levantamento mostrou que o brasileiro gasta, em média, uma hora por dia conectado a essas atividades, ocupando a sétima posição. Países como México e Estados Unidos estão à frente do Brasil, ocupando a quarta e sexta posição, respectivamente.

Os dados foram obtidos a partir da análise da pesquisa "Digital 2023: Global Overview Report" da DataReportal, que considerou o tempo de tela para adultos de 16 a 64 anos em 45 países. Para calcular a porcentagem de horas acordadas gastas olhando para telas, a Electronics Hub utilizou os padrões de sono de fevereiro de 2023 do aplicativo Sleep Cycle. 

Leia Também
Técnicos de enfermagem são presos por suspeita de matar três pacientes
Medicamento incorreto Técnicos de enfermagem são presos por suspeita de matar três pacientes
Governo Federal determina apuração de falhas da Enel
Energia Governo Federal determina apuração de falhas da Enel
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Trabalho CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Tornado na Região Sul deixa três mortos em Santa Catarina
Ciclone Tornado na Região Sul deixa três mortos em Santa Catarina
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Direção Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
Dados Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras
Mudanças Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras
Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
População Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
Governo sanciona proibição do uso de linguagem neutra em órgão público
Nacional Governo sanciona proibição do uso de linguagem neutra em órgão público
Justiça inglesa condena mineradora BHP por rompimento da "Barragem de Mariana"
Nacional Justiça inglesa condena mineradora BHP por rompimento da "Barragem de Mariana"
Mais Lidas
Câmara de Barueri aprova reajuste de 10% para servidores a partir de maio
Aumento Câmara de Barueri aprova reajuste de 10% para servidores a partir de maio
Moda inclusiva criada por mãe de Alphaville chega ao Brasil
TEA Moda inclusiva criada por mãe de Alphaville chega ao Brasil
Estado de São Paulo confirma 12ª morte por intoxicação por metanol
Bebida adulterada Estado de São Paulo confirma 12ª morte por intoxicação por metanol
Barueri e Santana de Parnaíba realizam Dia D de vacinação contra sarampo e febre amarela
Sábado (7) Barueri e Santana de Parnaíba realizam Dia D de vacinação contra sarampo e febre amarela