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Com queda nos distratos, vendas líquidas de imóveis novos avançam

​No acumulado até julho deste ano, o número de unidades distratadas recuou 34,1% em relação a 2018

11 Oct 2019 - 17h09   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Com queda nos distratos, vendas líquidas de imóveis novos avançam

De acordo com informações de empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os lançamentos somaram 3.301 unidades em julho de 2019, resultado que colaborou para um total de 48.386 unidades lançadas no acumulado do ano (volume 7,3% superior ao registrado no mesmo período de 2018).

Já as vendas totalizaram 8.295 unidades no mês destacado, contribuindo para 63.492 imóveis vendidos até julho (o que corresponde a uma leve queda de 0,9% em relação a mesma época de 2018). Considerando os últimos 12 meses, os lançamentos e vendas anotaram, respectivamente, 103.678 e 114.558 unidades, resultados que implicam um aumento de 14,6% no volume de unidades lançadas e um recuo de 1,3% no montante comercializado (ambas variações calculadas em relação aos 12 meses precedentes).

CONTRASTE
Segundo a Associação, em contraste ao comportamento ligeiramente negativo observado no volume comercializado, vale destacar que as vendas líquidas de imóveis novos– calculadas pela subtração das unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo – cresceram 11,0%, no acumulado até julho deste ano, e 9,5%, nos últimos 12 meses encerrados no mesmo mês. "Tais resultados positivos, vale dizer, refletem a queda expressiva no volume de distratos, tanto no balanço parcial de 2019 (-34,1%) quanto no horizonte dos últimos 12 meses (-31,1%). Esse fenômeno se expressa também pela redução observada na razão distratos/ vendas ao longo da série histórica: a média desse indicador computada nos 7 primeiros meses de 2019 (17,6%) mantém-se em patamar muito inferior à média calculada para o mesmo
período de 2018(26,4%)".

TIPOLOGIA
No tocante à participação por tipologia, a maior parte dos lançamentos residenciais (76,7%) e das vendas residenciais (70,1%) realizadas nos últimos 12 meses ainda corresponde a unidades comercializadas no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), ao passo que os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) mantêm-se responsáveis por 23,3% das unidades residenciais lançadas e 29,9% das unidades residenciais vendidas nesse horizonte.

Em termos de desempenho por segmento residencial, de um lado, apesar da alta de 9,3% registrada nos lançamentos residenciais MAP nos últimos 12 meses, as vendas de novas unidades nesse segmento ainda acumulam queda de 3,7% na
comparação com o período precedente (em contraste, as vendas líquidas do segmento MAP apresentaram alta expressiva de 16,3% no mesmo período).

Comparativamente, o número de lançamentos residenciais em empreendimentos do Programa MCMV nos últimos 12 meses aumentou 21,6% em relação ao período anterior, tendência acompanhada pelos resultados positivos ainda observáveis no âmbito das vendas e vendas líquidas desse segmento, que encerraram o intervalo supracitado com avanços de 1,2% e 5,3%, na ordem.

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