"Na mobilidade urbana foram recapeadas quase que a totalidade das vias do bairro, concluímos o alargamento da Via Parque, a duplicação da avenida Paiol Velho, a construção do viaduto sobre a alameda Araguaia e a reconfiguração da rotatória no cruzamento da avenida Dr. Dib Sauaia Neto com alameda Xingu. Todas essas obras foram desenvolvidas com o objetivo de desafogar o trânsito e retirar o maior número de veículos do miolo do bairro nos horários de pico", comentou Furlan.
Na área da segurança, o gestor destacou o início da troca de todas luminárias por lâmpadas de LED. "A rua fica mais clara e isso espanta a ação dos marginais. Também implantamos uma base da Guarda no início da alameda Rio Negro e um posto do Demutran, na Araguaia, para agilizar o atendimento às ocorrências do bairro, e ampliamos o número de câmeras de vigilância".
As ações relativas ao desenvolvimento econômico também foram citadas, como a transferência da sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho para Alphaville. "O empresário se sente mais próximo do poder público para apresentar suas demandas", explicou.
Vanguarda
A maior demanda de Alphaville, segundo a gestão, ainda é o trânsito nos horários de pico. E para tentar reverter o quadro, a Prefeitura de Barueri vai restringir a circulação os caminhões da região nesses horários, o que tecnicamente vai melhorar a fluidez na região.
Ele disse que Alphaville concentra empresas com as melhores cabeças do mercado tecnológico "e isso pode ser revertido para o próprio bairro".
Para Furlan, Alphaville esteve sempre à frente. "Em seus 46 anos, Alphaville foi a vanguarda do desenvolvimento urbano na Grande São Paulo. O bairro soube conciliar desenvolvimento com sustentabilidade e tornou Barueri conhecida no país inteiro como exemplo de qualidade de vida", concluiu.
Parnaíba
Como conquistas para Alphaville, Parnaíba ressalta a Lei da Verticalização, que limita o número de pavimentos de prédios residenciais e comerciais para cinco andares. A ampliação/alargamento da Avenida Yojiro Takaoka, implantação de 100% Led em toda a região de Alphaville e Tamboré, o talude da Alameda América e a duplicação da Av. Paiol Velho, foram iniciativas destacadas. "A duplicação da Via Parque, por exemplo, contribuiu para a mobilidade urbana da região, fazendo a ligação entre a cidade e Barueri, além de facilitar o acesso à Rodovia Castello Branco", ressaltou Elvis.
Outra obra citada foi a construção da Base Operacional da Guarda Municipal próximo ao Polo Empresarial do Tamboré. Elvis ressaltou a Instalação do Espaço do Empresário Empreendedor, com direito ao Posto Sebrae Aqui, no Centro de Apoio e da Cerca Virtual de Segurança, com Sistema de Videomonitoramento e integração com o Sistema Detecta, "garantindo a segurança dos moradores da região, bem como dos motoristas".
Elvis falou que os investimentos no bairro contarão ainda com a construção de túnel que fará a ligação das Avenidas Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues com a Yojiro Takaoka e a implantação de um Terminal Rodoviário em Alphaville.
Veja quem também celebra os 46 anos de Alpha!
"Dos 46 anos que Alphaville acaba de completar, a ACIB está presente há 38 anos apoiando e incentivando o empreendedorismo que transformou o bairro em uma das vitrines de negócio mais atrativas do país, à frente do seu tempo, globalizada e um dos pilares que sustenta a economia na região. Lado a lado com Alphaville, a associação cresceu e se desenvolveu, estabelecendo sua sede no coração do bairro",
Moacyr Felix, presidente da Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB) e do Rotary Club Barueri Empresarial.
"A CCR ViaOeste parabeniza Alphaville pelos 46 anos de sucesso deste grande empreendimento, que é um marco em excelência e qualidade. Há 21 anos na gestão do Sistema Castello-Raposo, participamos ativamente do desenvolvimento da Região Oeste, por meio da modernização das vias que permitem a interligação de Alphaville a diversos municípios da Grande São Paulo e Oeste Paulista. O bairro merece um futuro próspero, e a nós não mediremos esforços para promover soluções para um crescimento sustentável",
Marcelo Boaventura, diretor da CCR ViaOeste
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade