Segundo cientistas, a qualidade de vida e a longevidade estão ligadas a vários fatores, e o convívio com as árvores também influenciam. De acordo com um estudo da UPS, a expectativa de vida nas áreas mais arborizadas fica perto dos 80 anos. Já nos bairros com menos verde, não chega a 60 anos.
Na região de Alphaville, do lado de Barueri, há aproximadamente 25 mil árvores considerando também os bairros Tamboré, Parque Imperial e Jardim Mutinga, segundo a prefeitura. Na cidade inteira são cerca de 125 mil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia estatística (IBGE), a população estimada na cidade, dados 2019, é de 274,1 mil pessoas; o que representa aproximadamente uma árvore para cada dois habitantes. Os moradores contam ainda com três parques municipais, uma APA (Área de Proteção Ambiental) da várzea do Tietê e três ARIEs (Área de Relevante Interesse Ecológico) bairro dos Altos, Militar e Aldeia da Serra.
M A T A A T L Â N T I C A
De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, Barueri tem apenas 7,26% (477 hectares) de sua Mata Atlântica original. Em Santana de Parnaíba, onde Alphaville também está localizado, há 23,20% de remanescentes; o equivalente a 4.175 hectares ou cinco mil campos de futebol.
P R O J E T O S
A administração de Barueri informou que realiza projetos ambientais, além de investir em obras e ações com o objetivo de conservar o meio ambiente. Entre os destaques, está a implantação da Unidade de Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos Urbanos e Recuperação de Energia (URE), em fase de licenciamento ambiental, que será erguida na área do Sanegran/Sabesp, em Aldeia de Barueri. A despoluição de córregos que 'cortam' o município também é feita, segundo a gestão.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade