De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, encomendada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República) ao Ibope, em 2017, os jornais impressos são o meio de comunicação mais confiável para os brasileiros. O levantamento revela que 59% dos entrevistados confiam sempre ou muitas vezes nas notícias publicadas em jornais. Rádio e televisão têm 57% e 54%, respectivamente.
Porém, os participantes se dizem mais desconfiados quando as informações são de sites, blogs e redes sociais. Em relação aos sites, 62% falaram confiar poucas vezes no que foi publicado. O índice é de 63% para as redes sociais e de 54% sobre os blogs. O estudo mostra também que o tempo de leitura médio dos jornais impressos é de uma hora e 10 minutos.Pensando na confiança que o leitor possui nos jornais, preocupada com a veracidade das informações, necessidades e interesses de seus leitores, a Folha de Alphaville conta com uma equipe especializada em oferecer notícia de primeira, conteúdos exclusivos e feitos sob medida. Com o passar do tempo, foi preciso desenvolver narrativas conectadas com o estilo de vida dos leitores. "A Folha de Alphaville continua à frente de seu tempo, criando sempre modelos editoriais baseados em interação total com com seu público leitor e o mercado publicitário de anunciantes, isso recheada de novidades que atraem a cada dia mais pessoas, leitores e consumidores", ressalta César Foffá, diretor e idealizador do jornal.
Ele ressalta a importância das plataformas tecnológicas no momento da comunicação. "É preciso utilizar as novas tecnologias no uso e distribuição de informação. Elas são o ponto chave de toda a nossa existência". A Folha de Alphaville possui um portal de notícias (folhadealphaville.com.br)e está presente nas redes sociais.
Segmentação
Em seu conceito original, a Folha de Alphaville é um jornal segmentado: seu público-alvo são os moradores do bairro de Alphaville, localizado em Barueri e Santana de Parnaíba. Existem muitas publicações como ela ao redor do mundo: há exemplos de jornais locais gratuitos em cidades como Londres, Paris, Tel Aviv, Tóquio, nos Estados Unidos da América (EUA) e em outros países.
Então, segmentar é, hoje, mais que uma tendência. É uma necessidade. "Falar para um público específico produz um interesse natural, já que os assuntos abordados refletem as necessidades da comunidade local — especialmente se não houver outra fonte de informação", acredita o VP Comercial do jornal, Marcelo Foffá. "Nesse contexto, os suplementos são uma segmentação da segmentação. E, justamente por isso, eles funcionam muito bem", concluiu.
Oportunidade
Azul abre inscrições para 61 vagas no Programa Melhor Aprendiz 2026
Aberto ao público
MPD inaugura vila de Natal no empreendimento Andrômeda, em Alphaville
Práticas responsáveis
Campari Brasil promove workshop sobre marketing ético e influência digital
Empresas
Uber e Ifood iniciam integração de serviços e lançam assinatura conjunta
Empresas
Empresa de Barueri reúne mais de 300 líderes para traçar estratégias de 2026
Empresas
Killer Burger contrata profissionais 50+ e valoriza experiência em Alphaville
Empresas
Barueri autoriza implantação de projeto da Scala para construção de maior campus de data centers da
Entrevista
Luppa transforma carreira corporativa em história de empreendedorismo
Empresas
MPD Engenharia abre inscrições para novo Programa de Trainee em Engenharia Civil
Empresas
Azul e Pizza Prime ampliam parceria e servem pizzas em voos internacionais para Europa