Na última semana, a Adobe começou a enviar para alguns usuários de seus programas Lightroom Classic, Photoshop, Premiere, Animate e Media Director uma carta alertando que eles não estão mais autorizados a usar legalmente o software em sua versão antiga, embora o consumidor tenha pago pelo pacote.
"Recentemente descontinuamos certas versões antigas de aplicações do Creative Cloud e como resultado, sob os termos de serviço com que você concordou, você não está mais licenciado para usá-los", diz a Adobe num e-mail. "Esteja consciente de que se continuar usando as versões descontinuadas, você está sob risco de ser processado por infrações de terceiros."
A empresa não informou os usuários sobre por que eles precisam descontinuar o uso do software, mas a conta da empresa no Twitter indica que a questão vem de um "litígio em andamento". A AppleInsider, a primeira a relatar sobre as notificações, apontou para um processo de copyright aberto ano passado pelo Dolby Labs.
Numa medida polêmica, a Adobe passou do modelo padrão de software para o modelo de assinatura baseado em nuvem em 2013, resultando num crescimento notável dos lucros (e preços mais altos para os clientes). O processo do Dolby acusa a Adobe de violações de copyright relacionadas com como os custos de licenciamento que a Adobe pagou ao Dolby deveriam ser calculados sob o novo modelo.
Em declaração para a Motherboard, a Adobe confirmou a autenticidade das cartas, mas não forneceu mais detalhes além do que está incluído nas notificações.