A partir desta quarta-feira (1º), usuários do Pix já podem contestar transações suspeitas diretamente pelo aplicativo do banco, por meio de uma nova funcionalidade de autoatendimento. A medida vale para casos de fraude, golpe ou cobrança indevida.
Segundo o Banco Central, o recurso agiliza o processo de contestação e dispensa o contato com atendentes. "A ideia é garantir mais velocidade e aumentar as chances de recuperar os valores, enquanto ainda há saldo na conta do fraudador", informou a autoridade monetária.
A solicitação será feita pelo próprio app, no ambiente do Pix, com base no Mecanismo Especial de Devolução (MED).Segundo o Banco Central, o mecanismo vai funcionar da seguinte forma:
- O cliente reporta que há uma transação suspeita (como golpes, coerção ou acesso fraudulento, por exemplo);
- O banco envia uma notificação às instituições financeiras envolvidas;
- O saldo é bloqueado imediatamente na conta recebedora;
- As instituições financeiras analisam o caso posteriormente.
Os prazos de devolução são de até 11 dias em casos de fraudes, e em até 24 horas para falhas operacionais do PIX automático.
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