A Prefeitura de Santana de Parnaíba inicia, na sexta-feira (1/8), o programa de Anistia Fiscal 2025.
A partir da data, os cidadãos poderão negociar suas dívidas com descontos de até 95% em juros e multas e parcelamento em até 36 vezes. A ação é válida para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024, inclusive IPTU.
Os interessados podem realizar a negociação presencialmente no Centro Administrativo Bandeirantes ou na unidade do Poupatempo, localizada na Avenida Tenente Marques, na Fazendinha.
A consulta e negociação também podem ser feitas pelo site da prefeitura.
O especialista
Para Felipe Bernardes Bonatto, do escritório Alpha Soluções, "a anistia de IPTU é algo extremamente importante e vem em um momento de mercado significativo. Na prática é um ganha-ganha. A Prefeitura recebe o valor principal do IPTU, um recurso que poderia demorar para receber e com um custo alto, e o contribuinte paga o valor principal e alguns encargos, além de condições especiais de parcelamento."
Construções
Bonatto reforçou que o momento é oportuno não só pela condição macroeconômica do país, mas também porque existem casos de pessoas que querem regularizar as suas construções e não conseguiam em virtude de débitos de IPTU. "Então agora o contribuinte consegue aproveitar a oportunidade de regularizar o IPTU com valor reduzido, e viabilizar a regularização da construção através da Anistia de Construções que também está vigente até novembro".
Na prática, a lei permite que obras que não seriam passíveis de regularização em outras situações sejam devidamente regularizadas.
Leia Também
BC bloqueia 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas
Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano
Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente
Veja como vai funcionar devolução do Pix em caso de golpe