Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O Banco Central do Brasil anunciou que, a partir de abril, chaves PIX associadas a CPFs e CNPJs irregulares na Receita Federal serão excluídas. A medida tem como principal objetivo aumentar a segurança do sistema e evitar fraudes. Segundo a instituição, aproximadamente 8 milhões de chaves vinculadas a CPFs irregulares e 1,7 milhão de CNPJs em situação irregular serão afetadas, totalizando quase 10 milhões de chaves excluídas.
A decisão busca impedir que golpistas utilizem nomes de empresas, bancos ou serviços conhecidos para associá-los a CPFs ou CNPJs falsos e aplicar golpes.
Apesar da exclusão de chaves irregulares, o Banco Central reforçou que a medida não tem relação com o pagamento de tributos. Ou seja, chaves PIX não serão canceladas por inadimplência fiscal.
Instabilidades no PIX
Nos últimos meses, o sistema PIX enfrentou instabilidades frequentes, registrando falhas em diferentes bancos por duas semanas consecutivas. No entanto, o Banco Central garantiu que a plataforma continua operando normalmente e está preparada para lidar com a alta demanda.
"O ecossistema do PIX é robusto e resiliente, inclusive em períodos de demanda mais elevada. As equipes de manutenção trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo domingos e feriados", informou a instituição.
Recentemente, o PIX por aproximação foi implementado, permitindo pagamentos apenas com a aproximação do celular na máquina do lojista, sem a necessidade de QR Code. O recurso estreou no Carnaval e tem sido bem recebido pelos usuários.
Leia Também
Osasco e Barueri estão entre as "top five"campeãs de emprego
BC bloqueia 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas
Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano
Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente