São Paulo | 25ºC
Dom, 25 de Janeiro
Busca
Seja um doador

Enquete aponta que 50% dos moradores de Alphaville nunca doaram sangue

Levantamento foi realizado nesta quarta-feira (23) nas redes sociais da Folha de Alphaville 

25 abr 2025 - 08h20   atualizado em 02/12/2025 às 09h53
Enquete aponta que 50% dos moradores de Alphaville nunca doaram sangue Há um posto da Fundação Pró-Sangue em Barueri na Rua Guilhermina Carril Loureiro, 144 (Foto:CIETE SILVÉRIO/GOVERNO DO ESTADO DE SP)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Nesta semana, a Fundação Pró-Sangue de São Paulo informou que o estoque de sangue do tipo O negativo estava zerado. A situação foi classificada como emergencial e, segundo a instituição, a ausência de reposição imediata poderia levar ao cancelamento de cirurgias. A falta de doações é um cenário recorrente para essas entidades. 

Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville nesta quarta- -feira (23) mostrou que 50% dos moradores do bairro que responderam nunca doaram sangue. Entre os motivos, a maioria citou "questões de saúde" (53%), seguido por "falta de tempo" (27%) e, por fim, "medo ou insegurança" (20%).  

Em contrapartida, no levantamento, 50% afirmaram já ter doado sangue alguma vez na vida. Dos que já contribuíram, a grande maioria (84%) disse que não havia feito nenhuma doação neste ano. Além disso, 42 % revelaram que algum familiar ou amigo já precisou de doação. Mais de 110 pessoas participaram da enquete.

Como doar? 

A doação deve ser previamente agendada por meio do site da Fundação Pró-Sangue. Os requisitos incluem estar em boas condições de saúde, alimentado, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. 

O candidato deve apresentar ainda documento oficial com foto, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que a antecedem. Pessoas com sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar pelo menos sete dias após a recuperação para doar. 

Em Barueri, há um posto da Pró-Sangue localizado na Rua Guilhermina Carril Loureiro, 144.

Leia Também
Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Verão Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Paradas estratégicas Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Abastecimento Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Consórcio Intermunicipal Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Telefones Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Cidades Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Investigação Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Arena Nick Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Estado de SP Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Telas Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Mais Lidas
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Barueri Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Corrida 2026 Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Bike Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União
Dívida ativa Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União