São Paulo | 26ºC
Dom, 25 de Janeiro
Busca
Segurança

Mais de 80% dos moradores acreditam que os crimes aumentaram no bairro

Dados são de uma enquete feita pela Folha de Alphaville nas redes sociais nesta segunda-feira (14)  

17 abr 2025 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h53
Mais de 80% dos moradores acreditam que os crimes aumentaram no bairro PM e GCM de Barueri realizaram blitze em Alphaville no passado; moradores querem mais ações do tipo (Foto: Divulgação/Arquivo Secom Barueri)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Datafolha, 58% dos brasileiros perceberam aumento da criminalidade em suas cidades. Apenas 15% dos entrevistados notaram uma diminuição no número de crimes. O levantamento foi feito entre 1 e 3 de abril, ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios. 

Em Alphaville, o cenário se repete. Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville nesta segunda-feira (14) revelou que 85% dos moradores que responderam acreditam que houve um aumento na criminalidade no bairro. 

Entre as ações policiais que poderiam ser adotadas, a grande maioria citou a realização de mais rondas (46%), seguido pela implantação de mais bases policiais (42%) e mais blitze (12%). 

Apesar disso, 57% dos moradores do bairro responderam que tem uma sensação de segurança em Alphaville, enquanto 43% disseram que não. Mais de 180 pessoas participaram da enquete.  

Dados 

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) mostraram que, apesar dessa percepção de quem mora por aqui, Barueri e Santana de Parnaíba anotaram queda em alguns tipos de crimes neste ano. 

Segundo o órgão, no município barueriense, até fevereiro, informações mais recentes, foram 120 roubos, ante 134 no mesmo período de 2024 (-10,44%). Já em relação aos furtos, a redução foi de 1,18%, passando de 508 no ano passado para 502 este ano. 

Em Santana de Parnaíba, houve diminuição de 29,16% nos casos de roubo, passando de 24 para 17, e 8,33% nos furtos, em que foram 144 casos até fevereiro de 2024 e 132 este ano. 

Em recente entrevista à FA, a Prefeitura de Santana de Parnaíba afirmou que, neste ano, serão intensificados os bloqueios na entrada do bairro, especificamente nos pontos limítrofes do município a fim de coibir a entrada de infratores da lei provenientes de outras cidades próximas. 

"Também devemos incrementar o sistema de monitoramento por vídeo, adicionando mais inteligência às câmeras, e integrando os sistemas privados ao público", destacou a gestão.

Leia Também
Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Verão Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Paradas estratégicas Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Abastecimento Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Consórcio Intermunicipal Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Telefones Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Cidades Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Investigação Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Arena Nick Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Estado de SP Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Telas Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Mais Lidas
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Barueri Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Corrida 2026 Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Bike Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União
Dívida ativa Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União