Até quarta (21), Barueri tinha 37 ocorrências positivas de dengue e Parnaíba, 49 (Foto: Júlio César Almeida/Arquivo Folha de Alphaville)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Segundo dados do Painel de Monitoramento da Dengue, lançado recentemente pelo Governo do Estado de SP, até esta quarta-feira (21), informações mais recentes, Barueri e Santana de Parnaíba registravam, juntas, 86 casos confirmados de dengue. O número já é três vezes maior do que as ocorrências nas cidades em janeiro e fevereiro de 2022, quando elas tiveram, juntas, 28 casos, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Do dia 1° de janeiro até quarta (21), Barueri havia um total de 395 casos notificados de dengue, sendo que 37 deles foram confirmados e 297 são considerados prováveis. Outros 260 estão em investigação.Em Santana de Parnaíba, já são 242 ocorrências notificadas no período citado, em que 49 foram positivas, 81 são consideradas prováveis e 32 estão em investigação. O município parnaibano tem ainda um óbito em investigação, que foi registrado em janeiro pela plataforma.
Ações
Na última semana, Santana de Parnaíba anunciou a adoção de novas estratégias para o combate à dengue. Segundo a gestão,
além da visita casa a casa por agentes de combate às endemias, foi adotado o método de bloqueio, que consiste em fazer uma vistoria no perímetro do paciente
que confirmou positivo para a dengue e verificar se existem moradores com sintomas parecidos e possíveis criadouros do mosquito.
"É realizada também a nebulização em bairros com um número maior de casos positivos e foi reativado o Comitê de Combate à Dengue para discutir as melhores estratégias", apontou em nota.
Já o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, publicou um vídeo em suas redes sociais nesta segunda-feira (19), em que convoca a população a integrar um "exército contra a dengue".
"Eu peço a todos os cidadãos, às donas de casa, aos trabalhadores, que fiquem atentos ao seu quintal, aos locais que podem se transformar em criadouros de dengue. Não vamos permitir que a dengue avance na cidade como ocorre em nosso país", disse.
A prefeitura tem ainda intensificado a campanha contra a doença nas redes sociais.
No estado
Segundo Painel de Monitoramento da Dengue, até essa quarta-feira (21), o Estado de São Paulo tinha 208.571 casos notificados da doença, em que 75.568 foram confirmados.
O número de óbitos pela dengue chega a 17.
Tempo
Defesa Civil do Estado alerta para temporais e chuvas persistentes nesta sexta (30)
Reservatórios
Mesmo com chuvas, Governo de SP pede uso consciente da água
Crime
Saiba que sanções podem ser aplicadas a jovens que mataram cão Orelha
Temporal
Inmet alerta para ocorrência de ciclone no Sudeste a partir de sexta (30)
Direção
Detran de São Paulo tira teste de baliza para exame da CNH
Sistema de pagamento
Castello Branco 'lidera' uso de pedágio eletrônico no país, com 80% das passagens via tag
Tempestades
São Paulo tem 13ª morte causada pela chuva
Tempo
Região terá calor e pancadas de chuva, principalmente no período da tarde
Verão
Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Paradas estratégicas
Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias