São Paulo | 17ºC
Qui, 22 de Janeiro
Busca
Solidariedade

Quase 80% dos moradores do bairro têm vontade de exercer o voluntariado

Dado é de uma enquete realizada pela FA. Dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário

01 dez 2023 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h50
Quase 80% dos moradores do bairro têm vontade de exercer o voluntariado APAE Barueri atua na prevenção de deficiências, no desenvolvimento e aplicação de tecnologias assistivas e na inclusão social da Pessoa com Deficiência, crianças e jovens (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Na terça-feira (5/12) é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville revelou que 78% dos moradores do bairro que responderam têm vontade de se voluntariar em algum projeto.

Outros 26% afirmaram que já são voluntários. A grande maioria ajuda em entidades voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, seguido pelos que atuam em prol das pessoas com deficiência, causa animal e idosos. Mais de 70 pessoas participaram da enquete.

À reportagem, a APAE Barueri (Estrada dos Pinheiros 1420), ONG que atua na prevenção de deficiências, no desenvolvimento e aplicação de tecnologias assistivas e na inclusão social da Pessoa com Deficiência, crianças e jovens, destacou que os voluntários são de grande importância, são sempre muito engajados e acreditam na causa.

"Temos um enorme carinho por todos, o trabalho que realizam na APAE Barueri é muito bonito. Eles dedicam não só o tempo, mas esforços, habilidades, competências", disse.

A entidade afirmou ainda que tem aumentado a procura para o voluntariado eventual, que são as pessoas que querem fazer o trabalho aos fins de semana nos eventos ou de casa, na digitação de cupons fiscais.

"Para ser voluntário, só entrar em contato via telefone (11 4199-5364) ou e-mail (contato@apaebarueri.org.br), agendamos a visita para que conheça o voluntariado e a organização, preenche as documentações necessárias e fazemos o cronograma dos dias que virá até a organização para o trabalho", informou.

Outras entidades
A região conta com outras entidades que atuam em diferentes causas. Fundada há 22 anos, a Rainha da Paz (Estr. Ecoturística do Suru 1833) atende 470 crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiência e suas famílias. A entidade aceita voluntários em várias áreas, como terapêutica e serviço social, gestão administrativa, captação de recursos e eventos pontuais. Informações podem ser obtidas no site (abcrainhadapaz.org.br/ nossa-historia/seja-um-voluntario/).

Com foco na causa animal, a região conta com o trabalho feito pela SOS Pet Alpha, que atua no resgate e acolhimento de cães e gatos em situação de risco na região. É possível se voluntariar pelo site (sospetalpha. org.br/seja-voluntario/).

Já o Grupo Vida Brasil tem como foco prestar serviços gratuitos às pessoas a partir de 60 anos de Barueri. Os interessados em ajudar podem se candidatar pelo portal da instituição (grupovidabrasil.org.br/voluntariado).

Leia Também
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Consórcio Intermunicipal Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Telefones Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Cidades Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Investigação Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Arena Nick Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Estado de SP Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Telas Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
CNH fica mais barata e rápida em SP: veja as mudanças anunciadas
Habilitação CNH fica mais barata e rápida em SP: veja as mudanças anunciadas
Região deve ter chuvas nesta segunda (19) e tempo firme até domingo (25), segundo a Climatempo
Clima Região deve ter chuvas nesta segunda (19) e tempo firme até domingo (25), segundo a Climatempo
Polícia investiga se médicos foram assassinados em Alphaville por disputa de contratos
Apuração Polícia investiga se médicos foram assassinados em Alphaville por disputa de contratos
Mais Lidas
Médico envolvido em assassinato já foi citado em investigação da PF
Homicídios em Alphaville Médico envolvido em assassinato já foi citado em investigação da PF
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Consórcio Intermunicipal Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
DER-SP ativa novo radar em Santana de Parnaíba a partir de terça-feira (27)
Fiscalização DER-SP ativa novo radar em Santana de Parnaíba a partir de terça-feira (27)
Mostra “Gilberto Salvador – 60 Anos em Movimento” vai até dia 24 na iGaleria do Iguatemi Alphaville
Arte Mostra “Gilberto Salvador – 60 Anos em Movimento” vai até dia 24 na iGaleria do Iguatemi Alphaville