São Paulo | 23ºC
Dom, 01 de Novembro
Política

Maioria é contra decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro, revela levantamento

Ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses 

26 set 2025 - 07h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Maioria é contra decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro, revela levantamento (Reprodução/ Instagram)

Uma enquete realizada nas redes sociais da Folha de Alphaville, de segunda-feira (22) para terça-feira (23), aponta que a maioria dos leitores é contrária à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os 307 participantes, 57% (174 pessoas) afirmaram não concordar com a medida, enquanto 43% (133 pessoas) disseram considerar a decisão correta. 

O caso ganhou grande repercussão após Bolsonaro ser condenado a 27 anos e três meses de prisão (leia abaixo). A investigação apura uma suposta tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de 2022. 

Segundo a PF, Bolsonaro teria participado de articulações para deslegitimar o resultado eleitoral e manter-se no poder, por meio de atos antidemocráticos, elaboração de minuta golpista e reuniões com aliados das Forças Armadas.

Regime de prisão e percepção da Justiça

Questionados sobre o tipo de regime adequado, 58% dos leitores (166 votos) opinaram que a prisão deveria ser domiciliar, enquanto 42% (110 participantes) consideram que Bolsonaro deveria ser mantido em regime fechado. A forma como o Judiciário tem conduzido o caso também divide opiniões. Para 60% dos respondentes, a coordenação da Justiça brasileira não foi adequada, enquanto 40% (123 votos) disseram concordar com o andamento das investigações e decisões judiciais. 

Clima de polarização

A enquete reflete o clima de polarização que ainda marca o debate político no país. As opiniões divididas em relação à atuação do STF e ao futuro judicial do ex-presidente evidenciam a complexidade do momento político e jurídico que o Brasil enfrenta. Jair Bolsonaro nega qualquer irregularidade e afirma ser vítima de perseguição política. Sua defesa entrou com pedido de reconsideração da prisão e segue acompanhando os desdobramentos do caso no STF.

STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão

Em 11 de setembro de 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex‑presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes relacionados à trama golpista conhecida como "Núcleo 1". Na fixação da pena, os magistrados definiram 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção, além de 124 dias-multa, cada um com valor equivalente a dois salários mínimos. O regime inicial será fechado, por conta da gravidade dos crimes e da lide- rança atribuída a Bolsonaro. Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin acompanharam o relator Moraes. Luiz Fux foi o único a divergir, votando pela absolvição.

Ex-presidente foi condenado por cinco crimes:
• organização criminosa armada 

• tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito 

• golpe de Estado 

• deterioração de patrimônio tombado

• dano qualificado contra o patrimônio da União 

Leia Também
TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Herança eleitoral TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Realidade paralela Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Proteção Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Fuga Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
Articulação política Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
FUGA? PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Repercussão eleitoral Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Imbróglio Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Na região Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Inconformado Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Mais Lidas
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Inconstitucional Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Obra no trevo de Alphaville chega a 82% de execução e tem conclusão prevista para novembro
Atualização Obra no trevo de Alphaville chega a 82% de execução e tem conclusão prevista para novembro
Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro
Compras e experiências Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro