A corte entendeu que Furlan impulsionou ilegalmente cerca de 100 postagens no Instagram, promovendo a candidatura de Piteri e Marques, o que não é permitido por lei. (Foto: JEAN DE SANTANA/ CÂMARA MUNICIPAL DE BARUERI)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou, nesta segunda-feira (28), o afastamento imediato do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e de sua vice, Cláudia Marques (PSB). A decisão decorre da cassação dos diplomas de ambos por uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha das eleições municipais de 2024, conforme julgamento realizado em 8 de abril .
O TRE-SP também declarou, além da cassação, a inelegibilidade de Piteri e do ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) por oito anos. A corte entendeu que Furlan impulsionou ilegalmente cerca de 100 postagens no Instagram, promovendo a candidatura de Piteri e Marques, o que não é permitido por lei.No despacho mais recente, o juiz relator Regis de Castilho destacou que os embargos de declaração apresentados pela defesa não possuem efeito suspensivo, o que significa que não impedem a execução imediata da decisão anterior. O magistrado também esclareceu que não se aplica ao caso a norma prevista no artigo 257, parágrafo 2º, do Código Eleitoral, que poderia, em situações específicas, postergar o cumprimento .
A defesa de Piteri, Furlan e Marques nega as irregularidades e argumenta que a primeira instância havia julgado a ação improcedente, além de afirmar que as publicações não tiveram gravidade suficiente para desequilibrar a disputa ou justificar penas tão severas .
O TRE-SP aguarda agora a manifestação do Ministério Público Eleitoral sobre o caso antes de julgar os embargos de declaração apresentados pela defesa. Enquanto isso, a decisão de afastamento imediato permanece em vigor.
Caso a decisão seja executada, o presidente da Câmara Municipal, Wilson Zuffa (Republicanos), assumirá o posto interinamente. A medida garante a continuidade administrativa até que novas eleições sejam realizadas ou até que haja uma decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instância à qual os advogados de Beto Piteri recorreram.
Decisão
Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Projetos
Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Presidência em 2026
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Itapevi
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Deputados
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Barueri
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Comportamento
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Cabe recurso
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Dosimetria
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Corrida eleitoral
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha