São Paulo | 14ºC
Qui, 17 de Setembro
Política

Prefeito de Barueri diz que decisão não é definitiva e recorrerá ao TSE após cassação

Corte tornou Piteri, Cláudia e o ex-prefeito Rubens Furlan inelegíveis por oito anos, sob a acusação de uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha das eleições municipais de 2024 

09 abr 2025 - 14h40   atualizado em 02/12/2025 às 09h53
Prefeito de Barueri diz que decisão não é definitiva e recorrerá ao TSE após cassação O prefeito afirmou seguir com a consciência tranquila, certo de que tem honrado cada voto com trabalho, dedicação e respeito (Foto: Reprodução)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

"Com tranquilidade." Foi assim que o prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (9) ter recebido a notícia da cassação de seu mandato e da vice-prefeita Cláudia Marques (PSB), determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na terça-feira (8). "Estou tranquilo porque a decisão não é definitiva e o processo será levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)", ressaltou.

A Corte tornou Piteri, Cláudia e o ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) inelegíveis por oito anos, sob a acusação de uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha das eleições municipais de 2024. O TRE entendeu que houve abuso na utilização de canais oficiais e redes sociais por parte de Furlan para promover, de forma irregular, a chapa vencedora. No entanto, os magistrados rejeitaram a acusação de abuso de poder econômico.

A ação foi movida por Gil Arantes (União Brasil), ex-prefeito da cidade e principal adversário político de Piteri na última disputa eleitoral.

Rubens Furlan também comentou a decisão do TRE-SP, destacando que as regras sobre o uso das redes sociais na política ainda estão em construção. "Uma hora pode, outra hora não pode. Divulgo minhas ideias há 10 anos. Apenas expressei minha opinião sobre a eleição nas redes sociais, como sempre fiz, eu botei lá o que eu pensava e a partir daí o marqueteiro, as coisas evoluíram", disse.

Já Piteri ressaltou que tem um perfil de proximidade com a população. "Sempre fui de ir às ruas, conversar cara a cara com as pessoas. Nem acompanhava o que estava sendo feito em nível de campanha ou marketing", justificou.

Barueri já escolheu o seu destino

O prefeito afirmou seguir com a consciência tranquila, certo de que tem honrado cada voto com trabalho, dedicação e respeito. "O povo já decidiu. A sua família já decidiu. Barueri, de forma consciente, já escolheu o seu destino. Aqui em Barueri, o juiz eleitoral deu ganho de causa para nós. A democracia e a vontade do nosso povo serão respeitadas", declarou.

A decisão acontece pouco mais de três meses após o atual governo assumir a administração municipal, em 1º de janeiro de 2025. Ainda não há definição sobre a execução imediata da sentença ou se será necessário aguardar o julgamento final no TSE. 

Leia Também
STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Imbróglio STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Inelegível Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Primeira-Dama Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Flávio Bolsonaro diz que Lula 'dividiu seu poder' com Moraes em programa eleitoral
Discurso Flávio Bolsonaro diz que Lula 'dividiu seu poder' com Moraes em programa eleitoral
STF: Nunes Marques se declara suspeito para analisar conversas entre Moraes e Vorcaro
Impedimento STF: Nunes Marques se declara suspeito para analisar conversas entre Moraes e Vorcaro
45% dizem não confiar no trabalho do STF; 42% confiam muito ou um pouco
PESQUISA 45% dizem não confiar no trabalho do STF; 42% confiam muito ou um pouco
Eleições 2026 têm mudanças em locais de votação em Barueri; confira as seções
Pleito Eleições 2026 têm mudanças em locais de votação em Barueri; confira as seções
STF julga pedido para investigar Moraes nesta terça (15); veja como acompanhar ao vivo
Sessão histórica STF julga pedido para investigar Moraes nesta terça (15); veja como acompanhar ao vivo
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
PGR apoia Moraes e diz que investigação sobre Master deve ser pública
Acesso aos autos PGR apoia Moraes e diz que investigação sobre Master deve ser pública
Mais Lidas
Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
Meu tempo Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
Policiamento PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1
BRIGA JUDICIAL Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1