Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O retorno de Elvis Cezar (Republicanos) à Prefeitura de Santana de Parnaíba tem sido intenso, inclusive para os vereadores. Com menos de três meses de mandato, o político já exigiu a votação e aprovação de sete projetos de lei pelos parlamentares.
Na cidade vizinha de Barueri, Beto Piteri (Republicanos) segue, por enquanto, um caminho mais moderado, com apenas duas mudanças legislativas enviadas para a análise dos vereadores.
Os números, levantados pela Folha de Alphaville, indicam um pouco do perfil e do cenário encontrado em cada uma das cidades.
Eleito prefeito pela terceira vez em Santana de Parnaíba, Elvis iniciou o ano buscando retomar o seu ritmo de gestão, com promessas de fazer a cidade avançar ainda mais em comparação aos mandatos anteriores. O gestor governou entre 2013 e 2020, quando elegeu o sucessor Marcos Tonho (Republicanos), que comandou o município nos últimos quatro anos.
Assim que voltou ao poder, Elvis começou a implantar mudanças, algumas das quais já podem ser vistas até no site da gestão municipal, e apresentou propostas para ajustar o que considerava essencial.
Entre os projetos de lei enviados está o que permite a redução do salário dele e dos secretários no primeiro semestre, como forma de reduzir as despesas em meio ao cenário de inflação no Brasil. Além disso, a entrega do hospital, uma das principais promessas do grupo político dele, exige que a cidade administre melhor seu orçamento.
Em Barueri, a situação é diferente, mas um pouco parecida com a vivida por Santana de Parnaíba há quatro anos. Piteri, apadrinhado político do ex-prefeito Rubens Furlan (Republicanos), aparenta não ter "pressa" em marcar uma gestão própria, preferindo garantir que o governo seja visto como uma continuidade do mandato anterior.
Até o momento, apenas duas propostas chegaram ao Legislativo: uma que cria a Secretaria de Inovação e Tecnologia — uma pasta que praticamente já existia, mas não tinha status de secretaria — e uma proposta relacionada à residência médica.
Por enquanto, a Câmara tem se concentrado nas discussões de projetos apresentados pelos próprios vereadores, além das demandas naturais de Barueri.
Leia Também
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância
Nova lei em Barueri mira falsificação de bebidas e reforça fiscalização