Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (Republicanos), reduziu em 20% o próprio salário para amenizar os impactos nas contas públicas. A medida também se aplica ao vice-prefeito Vicentão (MDB) e aos secretários municipais, que terão uma redução de 5% na remuneração.
A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal antes do Carnaval e já havia sido anunciada pelo prefeito no final de janeiro. Segundo Elvis, a gestão está realizando um pente-fino nos gastos para torná-los mais eficientes.
"Está difícil para todos, o custo da sua casa e da prefeitura também", afirmou o prefeito em um anúncio no Instagram. Ele destacou que os custos públicos dobraram nos últimos quatro anos, citando a pandemia de Covid-19 como um dos fatores que encareceram os serviços e produtos.
Além da redução salarial, a administração municipal está revisando contratos e buscando melhorias no sistema de tributação para equilibrar as contas. "Algumas gratificações acabaram de cair, e meu salário já está reduzido em 20% no primeiro semestre, assim como os dos secretários, em 5%", explicou Elvis.
A renúncia salarial valerá até o fim do primeiro semestre, quando o impacto da economia será reavaliado. O presidente da Câmara, Hugo Silva (União), elogiou a iniciativa e destacou que a medida resultará em uma economia de R$ 32 mil por mês para os cofres públicos.
No texto enviado ao Legislativo, a prefeitura esclarece que a renúncia é voluntária e que novas medidas poderão ser adotadas conforme a evolução do cenário econômico. "Temos um pensamento positivo sobre o futuro, mas a gestão exige prudência. Faremos o necessário para que nada falte para ninguém", concluiu o prefeito.
Leia Também
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância
Nova lei em Barueri mira falsificação de bebidas e reforça fiscalização