São Paulo | 23ºC
Dom, 01 de Novembro
Política

Presidentes aliados indicam tranquilidade nas Câmaras

No legislativo parnaibano, Hugo Silva (União) foi o escolhido para presidir os trabalhos pelos próximos dois anos 

10 jan 2025 - 08h21   atualizado em 02/12/2025 às 09h54
Presidentes aliados indicam tranquilidade nas Câmaras Hugo Silva, vereador do União, preside em Parnaíba (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O começo do ano teve também a eleição da mesa diretora das Câmaras de Barueri e de Santana de Parnaíba, confirmando o favoritismo de aliados aos prefeitos.

Em Barueri, Wilson Zuffa (Republicanos) foi eleito por unanimidade após ter o nome fortalecido no processo eleitoral de 2024. Presidente municipal do Republicanos, ele defendeu a ida de Beto Piteri para o partido durante toda a pré-campanha e venceu o braço de ferro com outras legendas, como o PSB, que também almejava a ida de Piteri quando ainda ele era pré-candidato.

Na campanha, Zuffa foi um dos principais defensores da gestão Furlan e dos embates contra o grupo do ex-prefeito Gil Arantes (União). Na disputa pela presidência da Casa, não houve concorrência.

A Mesa Diretora também será composta pela ampla maioria de vereadores eleitos pela base de Piteri. Rodrigo Rodrigues (Podemos) é o primeiro vice-presidente, e Kascata (SD) o segundo. Levy Jânio (PSB), Rafa Carvalho (Republicanos) e Clayton da Saúde (União) serão os secretários - este último, único eleito pela base de Gil.

Com esse cenário, a tendência é de retornar a calmaria do legislativo barueriense ao longo do ano, com a votação de pautas favoráveis ao governo. Algo parecido com Santana de Parnaíba.

No legislativo parnaibano, Hugo Silva (União) foi o escolhido para presidir os trabalhos pelos próximos dois anos. Reeleito para o terceiro mandato, o legislador que já atuou na prefeitura entre 2014 e 2016, teve perfil mais discreto nos últimos anos, mas sempre mantendo a defesa do prefeito Elvis Cezar (Republicanos).

A Mesa Diretora terá ainda Enfermeira Nelci (PDT), Gabriel Oliani (Republicanos), Kadu da Farmácia (Republicanos) e Josildo Ribeiro (MDB).

A presidência da Câmara costuma ter peso em Parnaíba. Dos últimos presidentes, dois chegaram à prefeitura e um à vice-prefeitura - caso do atual vice, Vicentão (MDB).

Leia Também
TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Herança eleitoral TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Realidade paralela Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Proteção Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Fuga Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
Articulação política Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
FUGA? PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Repercussão eleitoral Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Imbróglio Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Na região Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Inconformado Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Mais Lidas
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Obra no trevo de Alphaville chega a 82% de execução e tem conclusão prevista para novembro
Atualização Obra no trevo de Alphaville chega a 82% de execução e tem conclusão prevista para novembro
Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Inconstitucional Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro
Compras e experiências Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro