São Paulo | 29ºC
Dom, 26 de Abril
Busca
Política

Eleita vice, Doutora Claudia deu a volta por cima após grupo perder PL

Vereadora eleita em 2020, ela é esposa do ex-vereador Doutor Antonio (PSB), que foi secretário de Saúde do ex-prefeito Gil Arantes 

22 nov 2024 - 08h15   atualizado em 02/12/2025 às 09h54
Eleita vice, Doutora Claudia deu a volta por cima após grupo perder PL Há dois anos, a parlamentar disputou a presidência da Câmara (Foto: Reprodução)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A vitória de Beto Piteri para a prefeitura de Barueri também trouxe uma reviravolta na vida da Doutora Claudia (PSB). Vereadora eleita em 2020, ela é esposa do ex-vereador Doutor Antonio (PSB), que foi secretário de Saúde do ex-prefeito Gil Arantes (União).

Essa ligação com o ex-gestor foi questionada durante boa parte da campanha e se tornou um dos desafios enfrentados por ela e pela vice-prefeita eleita.

Há dois anos, Claudia fez um movimento ousado na Câmara de Barueri. Mesmo com os acordos firmados para a reeleição de Toninho Furlan (Solidariedade) à presidência da Câmara, ela decidiu disputar a vaga e questionou a mudança no regimento interno que permitiu a reeleição de Toninho.

"Não sou oposição ao governo Furlan, não tenho nada contra o atual presidente, mas não concordo, não aceito e não acho que precisemos ter uma extensão de mandato", postou a parlamentar ao registrar sua candidatura.

A reeleição do presidente da Casa era proibida pelo regimento interno até 2021, quando os legisladores aprovaram uma emenda à Lei Orgânica do Município, permitindo a mudança. "O plenário é soberano e aprovou, nesta Casa, o projeto que possibilitou a reeleição para presidente. E vossa excelência votou favoravelmente", rebateu Toninho na época.

Claudia perdeu por 19 a 1, mas, aparentemente, o lançamento de sua candidatura também indicava uma tentativa de demonstrar independência em relação aos planos que estavam em curso.

Até o início de 2024, Antonio presidia o PL de Barueri e tinha planos de lançar uma candidatura própria para a prefeitura. Com ele na prefeitura, Claudia poderia migrar para o PL e disputar a reeleição para vereadora. No entanto, a direção estadual da sigla pensou de forma diferente.

Gil conversou com André do Prado, deputado estadual e presidente da Alesp, e conseguiu convencê-lo a apoiá-lo na disputa deste ano. Como resultado, Antonio foi destituído da presidência do PL e, em seguida, deixou o partido, acusando Gil de impedir a cidade de ter uma candidatura de direita.

Escolha

Meses depois, quando os vereadores precisaram decidir de que lado ficariam na disputa eleitoral, Claudia e Antonio apostaram em Furlan e Beto Piteri. Aproveitaram o período em que estiveram no grupo de Gil para afirmar que o que foi prometido não foi cumprido e que, como secretário, ele não conseguiu resolver as questões da saúde — mas culpando o ex-gestor pelos problemas.

Essa postura e a importância de ter uma mulher como candidata a vice parecem ter influenciado a decisão do grupo em escolher Claudia para a vaga pelo PSB. Foi também uma forma de justificar o acordo com a legenda do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que almejava que Beto migrasse para o partido — mas, no final, ele foi para o Republicanos. 

Leia Também
Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
Nacional Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Mudança São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Nacional Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Política Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Prefeitura de Barueri Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Corrida 2026 Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Calendário Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Caso Master Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Economia Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Investigação Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Mais Lidas
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Operação policial Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Agências bancárias abrem normalmente na segunda (20) que antecede o feriado de Tiradentes
Expediente Agências bancárias abrem normalmente na segunda (20) que antecede o feriado de Tiradentes
Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
Inovação Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio