São Paulo | 23ºC
Seg, 27 de Abril
Busca
Política

Aniversário de Barueri vira ensaio de disputa eleitoral

Ato na Câmara vira desagravo a Piteri e Furlan fala em 'exército'

28 mar 2024 - 08h18   atualizado em 02/12/2025 às 09h53
Aniversário de Barueri vira ensaio de disputa eleitoral O evento contou com a presença do prefeito Rubens Furlan (PSB) (FOTO: MARCO MIATELO/CÂMARA DE BARUERI )

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O aniversário de 75 anos de Barueri serviu de ensaio para as pré-campanhas a prefeito dos principais nomes que disputarão o cargo em 2024. Políticos tentaram marcar a data e usaram o ato para reforçar a posição para a corrida eleitoral deste ano, a começar pela sessão solene na Câmara de Barueri.

O evento contou com a presença do prefeito Rubens Furlan (PSB) e do vice-prefeito, Beto Piteri (PSDB), pré-candidato à prefeitura. No entanto, o espaço ficou em geral restrito a apoiadores do grupo político, quase sem a presença de opositores. Entre os vereadores que apoiam o ex-prefeito Gil Arantes (União), apenas Wilden e Leandrinho Dantas compareceram.

Em meio a esse cenário e com uma plateia amplamente favorável, Furlan lembrou o período das últimas gestões, agradeceu apenas aos vereadores, mas apenas àqueles "que estão comigo" e que "não se curvaram", e disse que está se formando um "exército em Barueri".

"Um grande exército contra o mal que está nos ameaçando. Tenho certeza que cada um dos senhores sabem do que estou falando e vão se juntar a mim e vão marchar rumo a prosperidade da nossa cidade", disse Furlan, que não citou o nome do ex-prefeito Gil Arantes, hoje principal adversário do grupo político. "[Barueri] não pode ficar a mercê, Furlan constrói o outro destroi".

A estratégia do grupo tem sido comparar as gestões de Furlan e as de Gil, além de pregar que há uma "união" pelo bem da cidade, palavra repetida várias vezes por Piteri. No entanto, o prefeito perdeu nove vereadores nos últimos meses, oito para Gil e um que também se lançará à prefeitura, Fabião.

Por outro lado, a sessão solene foi tranquila, sem o peso da última vez em que os grupos de Gil e Furlan se encontraram em 2012. Na época, o clima se acirrou tanto que houve gestos obscenos na Casa, contra apoiadores de Gil. Nas últimas sessões da Casa, houve troca de ofensas tanto entre parlamentares, quanto contra o público.

Apesar disso, o ex-prefeito optou por uma abordagem mais ligada às redes sociais e a encontros com moradores nesta semana, focando em tentar mostrar uma agenda positiva, evitando os atritos. "Há 75 anos você [Barueri] veio ao mundo com uma beleza singular, destinada a brilhar como nenhuma outra. Juntos transformamos vidas, e escrevemos uma história de amor feita de futuro", publicou o ex-gestor. "Continuamos juntos e apaixonados, todo amor verdadeiro dura para sempre".

No caso de Fabião, o político, que se coloca como terceira via na corrida eleitoral, afirmou que usou o dia para conversar com moradores sobre as necessidades de Barueri. "Optei por um dia significativo, ouvindo as vozes da nossa população nas ruas. Essa proximidade reafirma minha dedicação em trabalhar por uma Barueri inclusiva e próspera. Cada conversa hoje reforçou o compromisso de lutar por uma cidade melhor para todos", publicou o parlamentar que deve se filiar ao MDB.

Há 75 anos, uma divisão maior que Gil e Furlan

Barueri comemorou na terça-feira (26) 75 anos de emancipação, quando deixou oficialmente de fazer parte de Santana de Parnaíba e passou a ter autonomia como município. Na época, os poucos eleitores que viviam na região estavam divididos entre as forças políticas da nova cidade, em um equilíbrio maior do que a rivalidade construída recentemente entre o prefeito Rubens Furlan e o ex-prefeito Gil Arantes (União).

Quer dizer, isso ao menos proporcionalmente, pois era um momento completamente diferente, onde o município ainda buscava se consolidar - bem diferente do atual momento, onde ela é uma das mais ricas cidades brasileiras. No fim dos anos 1940, Barueri tinha pouco mais de 10 mil pessoas, mas a maior parte vivia em Carapicuíba. Em termos de eleitores que foram às urnas eleger o primeiro prefeito, o número era ainda menor. Pouco mais de 1.000 moradores participaram da votação que elegeu o primeiro prefeito e os 13 vereadores que começaram os trabalhos.

Era 13 de março de 1949, e concorriam Nestor de Camargo (PSP), Adonai de Almeida Sylos (PTB) e Eduardo Bandeira de Morais (UDN). Em uma votação acirrada, Nestor teve 43% dos votos, ante 41% de Adonai, 15% de Eduardo Bandeira.

Em termos reais, a diferença foi de pouco mais de 20 votos, com 465 moradores apoiando Nestor como primeiro prefeito da cidade.

Adonai ficou com 443, mas seguiria como uma força importante na cidade. Se elegeria prefeito no mandato seguinte, seria vereador e teria mais um mandato até morrer em março de 1968.

Equilíbrio como esse foi raramente visto em Barueri nos últimos anos, ao menos desde 1982, quando Rubens Furlan foi eleito pela primeira vez. De lá para cá, o gestor costuma ter mais de 80% dos votos, algo que apenas Gil Arantes conseguiu nos primeiros mandatos. Em 2012, quando Gil e Furlan romperam, Arantes venceu por 54% dos votos a 41% contra Carlos Zicardi, candidato apoiado por Furlan. 

Leia Também
Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
Nacional Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Mudança São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Nacional Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Política Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Prefeitura de Barueri Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Corrida 2026 Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Calendário Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Caso Master Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Economia Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Investigação Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Mais Lidas
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Operação policial Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
Inovação Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
ViaOeste altera acesso a Alphaville na Castello Branco e mudança causa confusão
Sentido capital ViaOeste altera acesso a Alphaville na Castello Branco e mudança causa confusão