São Paulo | 20ºC
Seg, 02 de Novembro
Política

Se confirmar pré-candidatura, Fabião terá desafio inédito em décadas

Há 40 anos, nenhum vereador deixa a Câmara Municipal e conseguiu vencer a prefeitura  

24 nov 2023 - 08h25   atualizado em 02/12/2025 às 09h49
Se confirmar pré-candidatura, Fabião terá desafio inédito em décadas b2ap3_medium_WhatsApp-Image-2023-11-24-at-08.04.45

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Nome que tem surgido como possível candidato à terceira via nas eleições de 2024, o vereador Fabião (PSDB) enfrentará um desafio inédito em 40 anos e terá que quebrar uma barreira que praticamente nenhum vereador tentou nos últimos anos.

Em uma das cidades com o poder mais concentrado nas últimas décadas, com o grupo do prefeito Rubens Furlan (PSB) à frente desde 1982, apenas um político deixou a Câmara Municipal para disputar a prefeitura desde os anos 2000 - e teve pouco sucesso.

O cenário é diferente de outras cidades da região, como Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, que tiveram vereadores eleitos prefeitos nos últimos anos. No caso barueriense, por sinal, o último político a deixar o legislativo para conquistar a prefeitura foi o próprio Furlan há quatro décadas.

Fabião ainda não confirmou a pré-candidatura, mas tem feito questão de deixar em aberto que pode ser um dos concorrentes, o que já levou à discussão com outros colegas da Casa da base do prefeito.

Recentemente, comemorou na tribuna ter aparecido em terceiro em uma pesquisa eleitoral. Ao mesmo tempo, ressalta que foi fiel a Furlan ao longo do mandato.

O atual prefeito pretende lançar o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB), enquanto o principal adversário potencial é o ex-prefeito Gil Arantes (União), que tem articulado a formação de um grupo para a disputa desde o ano passado.

Mudança

No caso de Fabião, ele já indicou que irá para o MDB para disputar as eleições do próximo ano e diz que a decisão sobre uma eventual candidatura será em fevereiro.

A última vez que um legislador disputou a prefeitura foi em 2016, quando Saulo Góes concorreu pelo PSOL e obteve 11% dos votos, no ano em que Furlan voltou à prefeitura com 84% dos eleitores. Essa eleição, inclusive, mostra o desafio para alguém que quer deixar a Câmara e entrar na eleição.

Na época, Saulo teve de trocar várias vezes de partido, pois uma a uma as legendas foram aderindo a Furlan. Vários políticos desistiram de concorrer na época. No fim, Saulo encontrou guarida. apenas no PSOL, partido de esquerda, diferente da sigla pela qual ele havia sido eleito vereador, o Republicanos. 

Leia Também
TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Herança eleitoral TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Realidade paralela Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Proteção Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Fuga Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
Articulação política Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
FUGA? PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Repercussão eleitoral Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Imbróglio Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Na região Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Inconformado Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Mais Lidas
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Obra no trevo de Alphaville chega a 82% de execução e tem conclusão prevista para novembro
Atualização Obra no trevo de Alphaville chega a 82% de execução e tem conclusão prevista para novembro
Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Inconstitucional Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro
Compras e experiências Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro