São Paulo | 20ºC
Qui, 12 de Março
Busca
Política

Maioria das cidades terá troca de prefeitos

A votação em 2024 está marcada para 6 de outubro 

09 out 2023 - 08h09   atualizado em 02/12/2025 às 09h49
Maioria das cidades terá troca de prefeitos Assim como em Barueri, outras cinco cidades vizinhas vivem a fase de encerramento de ciclo, experimentada por Rubens Furlan (Foto: Arquivo Folha de Alphaville/ Michela Brígida)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A um ano das eleições municipais, prefeitos da maioria das cidades da região têm se movimentado em torno de quem serão os substitutos na corrida eleitoral. Assim como em Barueri, outras cinco cidades vizinhas vivem a fase de encerramento de ciclo, experimentada por Rubens Furlan (PSB).

A votação em 2024 está marcada para 6 de outubro, quando estarão em jogo o comando das prefeituras e as cadeiras de vereadores em todas as cidades brasileiras.

O cenário de mudança tem mobilizado a maioria dos municípios. No caso de Barueri, Furlan encerra o segundo mandato consecutivo e deve lançar o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) para a sucessão em uma disputa que já tem sido vista na cidade contra o ex-prefeito Gil Arantes (União).

Em Osasco, o prefeito Rogério Lins (Pode) termina o segundo mandato e tem como cotado para a sucessão o deputado estadual Gerson Pessoa (Pode), além de outros vereadores do grupo, que devem enfrentar o ex-prefeito Emidio de Souza (PT), apoiado pelo presidente Lula (PT).

Também encerra o segundo governo o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), reeleito em 2020 com a maior votação da região - 98% dos votos. Soares tem como possível sucessor o vice-prefeito Marcos Godoy, o Teco (PSD). Completam a lista dos prefeitos em segundo mandato Marcos Neves (PSDB), em Carapicuíba, Rogério Franco (PSD), em Cotia, e Josué Ramos (PL), em Vargem Grande Paulista.

Além destas, Santana de Parnaíba também pode ter uma mudança semelhante caso o ex-prefeito Elvis Cezar (PDT) decida voltar à disputa eleitoral. A outra hipótese é o grupo optar pela reeleição do atual gestor, Marcos Tonho (PDT), afilhado político de Elvis.

Fora Parnaíba, as únicas cidades com reeleição possível para os gestores são Jandira, de Doutor Sato (PSDB), e Pirapora do Bom Jesus, de Dany Floresti (PSD). 

Leia Também
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Região Metropolitana Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Pesquisa do Datafolha Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Parlamentares Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
No dia 4 Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Região Oeste Metropolitana de São Paulo Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Eleições 2026 Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Eleições 2026 TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump
Ministério da Fazenda Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump
Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado
Deputados Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado
Justiça impõe restrições a Pablo Marçal ao suspender ação eleitoral
Tribunal Justiça impõe restrições a Pablo Marçal ao suspender ação eleitoral
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros
Crise no abastecimento Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros