São Paulo | 20ºC
Sáb, 14 de Março
Busca
Política

Oposição sai de cena e apoia pré-candidatos à reeleição

Cenário acontece nas cidades de Barueri e Itapevi. Em Santana de Parnaíba, situação é oposta

24 jul 2020 - 08h10   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Oposição sai de cena e apoia pré-candidatos à reeleição Com menos concorrentes, os pré-candidatos Rubens Furlan (Barueri) e Igor Soares (Itapevi) largam na frente (Arquivo Folha de Alphaville/Michela Brígida e Prefeitura de Itapevi)

A menos de quatro meses das eleições municipais, marcadas para 15 e 29 de novembro (1º e 2º turno), partidos de oposição optam por não lançar pré-candidatos ao cargo majoritário na região. Ao invés de disputar o pleito, o PSD e o DEM irão apoiar, em Barueri, o veterano Rubens Furlan (PSDB). O tucano irá tentar seu sexto mandato à frente da cidade. No embate, ele poderá enfrentar concorrentes como Baltazar Rosa (PT) e Fábio Teruel (PODE). 

O petista afirma que não há nenhuma novidade em relação a este cenário. "Ao longo da história sempre foi assim, vários partidos terminam apoiando o prefeito. No passado, teve vez que só o PT estava na oposição", falou. Baltazar citou o nome de Reinaldo Monteiro (PROS), como outro possível concorrente do tucano.

Em Santana de Parnaíba, a situação é diferente. As siglas se unem para minar o favoritismo do atual prefeito Elvis Cezar (PSDB). O tucano não poderá concorrer à reeleição por já estar em seu segundo mandato consecutivo e o gestor ainda não anunciou quem indicará como seu sucessor.
Enquanto isso, o ex-prefeito do município, Silvinho Peccioli, se coloca como pré-candidato ao cargo pelo PSD. O PT terá à frente do pleito André Bastianon. 

O médico Danilo Ferraresi, do PTB, foi um dos primeiros a colocar sua intenção de disputar a cadeira de prefeito no próximo pleito. Ele, que atua na rede municipal de saúde, diz que o atual prefeito não tem candidato. "Suas opções não são as melhores, por isso até o momento não divulgou o nome, tem receio em falar agora e derreter até o dia da eleição".

Itapevi
O prefeito Igor Soares (PODE) já conta com a 'adesão' das siglas PSD e PT. O presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, havia afirmado anteriormente à reportagem que os tucanos estariam ao lado de Igor, em troca da vice-prefeitura.

Os diretórios estaduais de São Paulo do PT e PSD afirmaram que estarão ao lado de Soares na corrida eleitoral. O PSD conta com Teco (Marcos Ferreira Godoy) na cadeira de atual vice-prefeito, o que deve se repetir na chapa para as eleições municipais. O PT abriu mão de um pré-candidato e apoiará Igor.
Leia Também
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Brasília Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Defesa pessoal Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Corrida eleitoral 2026 Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Percepção Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Região Metropolitana Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Pesquisa do Datafolha Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Parlamentares Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
No dia 4 Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Região Oeste Metropolitana de São Paulo Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Eleições 2026 Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
44% das habilidades dos trabalhadores devem mudar até 2027
Mercado de trabalho 44% das habilidades dos trabalhadores devem mudar até 2027