São Paulo | 15ºC
Dom, 23 de Agosto
Política

Vereadores aguardam sanção de lei eleitoral para ‘troca’ de partidos

​ O presidente do legislativo de Barueri, Fabião, já que definiu que irá disputar a reeleição pelo PSDB

27 set 2019 - 09h26   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Vereadores aguardam sanção de lei eleitoral para ‘troca’ de partidos Vereador Fabião sairá do PCdoB (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

De acordo com um levantamento realizado pela Folha de Alphaville  junto a vereadores das Câmaras Municipais de Barueri e Santana de Parnaíba, a maioria dos parlamentares que irá disputar a reeleição em 2020 ainda não decidiu se trocará de partido.

Isso porque os vereadores aguardam a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o projeto que altera regras eleitorais (Projeto de Lei 5029/19). Já que, entre as principais alterações, está o fim da coligação partidária. Para valerem já nas eleições municipais de 2020, as novas regras precisam ser sancionadas até o dia 4 de outubro.

O presidente do legislativo de Barueri, Fabião (PC do B), afirmou à reportagem que concorrerá no próximo ano pelo PSDB. Sobre o motivo da escolha, ele disse que "é porque já sai coligado com eles". O parlamentar Kascata (PSB) informou que está discutindo a melhor opção com o grupo e aguardará a decisão do presidente sobre a sanção ou não da lei eleitoral.

O vereador Allan Miranda, tucano desde 2001, permanecerá na legenda e também vai tentar manter sua cadeira na Câmara. O veterano Chico Vilela (PTB) segue na disputa pelo partido. Em Santana de Parnaíba, Magno Mori (PSB) não pretende mudar de sigla. Já o Alemão da Banca (SD) falou que está analisando a troca, mas ainda não decidiu. " Temos até março de 2020 para fazer isso". A vereadora Sabrina Colela, do PSC, também ainda não definiu por qual partido vai concorrer à reeleição. O presidente do legislativo, Nilson Martins (PHS), foi procurado, mas não retornou até o fechamento da edição.

Fundo
O texto aprovado da lei eleitoral, que está sob análise do presidente, garante o fundo eleitoral para financiamento de campanha dos candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais de 2020. A medida estabelece que os valores do fundo serão definidos por deputados e senadores da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

O projeto de lei do orçamento de 2020, enviado pelo Poder Executivo, já prevê a destinação de R$ 2,54 bilhões para as
eleições municipais.


Leia Também
Patrimônios milionários: veja os bens dos candidatos à Presidência
Fortuna Patrimônios milionários: veja os bens dos candidatos à Presidência
Inelegível, candidatura de Marçal acumula polêmicas em menos de uma semana
Indefinição Inelegível, candidatura de Marçal acumula polêmicas em menos de uma semana
Mendonça manda PF investigar novos vazamentos no caso Lulinha
Sigilo violado Mendonça manda PF investigar novos vazamentos no caso Lulinha
São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Na disputa São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
TSE define tempo da propaganda eleitoral na TV; veja o tempo de cada candidato
Eleições 2026 TSE define tempo da propaganda eleitoral na TV; veja o tempo de cada candidato
MP pede que TSE barre candidatura de Pablo Marçal e que ele seja proibido de fazer campanha
Disputa MP pede que TSE barre candidatura de Pablo Marçal e que ele seja proibido de fazer campanha
Pesquisa: Flávio Bolsonaro e Lula seguem como mais rejeitados
Cenário eleitoral Pesquisa: Flávio Bolsonaro e Lula seguem como mais rejeitados
Eleitores já podem denunciar propaganda eleitoral irregular pelo app Pardal
Cidadania Eleitores já podem denunciar propaganda eleitoral irregular pelo app Pardal
Centrão prioriza Congresso e mantém distância de Flávio Bolsonaro
Articulação Centrão prioriza Congresso e mantém distância de Flávio Bolsonaro
Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Últimos dias Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Mais Lidas
Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Fiscalização de trânsito Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Promessa nacional Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Crime ambiental Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis
Folha Content Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis