São Paulo | 23ºC
Dom, 09 de Agosto
Empreendedorismo

Do concreto a confeitaria: engenheiro de Alphaville transforma paixão por doces em negócio

19 dez 2025 - 08h30 Gláucia Arboleya
Do concreto a confeitaria: engenheiro de Alphaville transforma paixão por doces em negócio - (Imagem: Divulgação)

Conciliar cálculos estruturais com receitas sofisticadas pode parecer improvável, mas é exatamente isso que faz Carlos Leme, engenheiro civil e confeiteiro por paixão. Morador de Alphaville desde 1986, ele encontrou na confeitaria uma forma de equilibrar técnica, sensibilidade e empreendedorismo.

Além de atuar na área de projetos e orçamentos de obras, Carlos dedica-se à produção artesanal de doces finos. “Comecei em 2017, motivado pela dificuldade de encontrar sobremesas de qualidade. Foram meses testando receitas, especialmente de cheesecake, até chegar a um resultado que me satisfizesse”, relembra. A receita ideal levou quase 10 meses para ser aperfeiçoada.

No início, suas criações eram feitas apenas para amigos. Em 2019, passou a fornecer para uma loja em Alphaville, o que o impulsionou a montar um ateliê em casa, já em 2020. “Paralelamente, sigo com minha empresa de engenharia. Costumo dizer que a confeitaria é meu hobby remunerado”, afirma.

Produção personalizada

Carlos trabalha sob encomenda, com foco em Alphaville e São Paulo. Seus doces — que incluem bolos, entremets, tortas, macarons e outras sobremesas refinadas — são feitos de forma personalizada, sem cardápio fixo. Cada preparação é única, pensada de acordo com o gosto e a ocasião do cliente.

Reconhecimento na TV

Sua dedicação o levou a participar três vezes do processo seletivo do Bake Off Brasil, programa de confeitaria do SBT. Em 2025, Carlos chegou a oito episódios antes de ser eliminado, ironicamente, em uma prova de entremet, sua especialidade. “Foi uma experiência intensa e inesquecível”, destaca.

Próximos passos

Apesar de não cogitar abandonar a engenharia, Carlos revela planos de expandir a confeitaria com parcerias em lojas e restaurantes. “O sonho de abrir um espaço físico ainda existe, mas por enquanto sigo focado no fornecimento e na produção sob medida.”

Mais informações pelo site www.carlosleme.com.br. “Se tudo caminhar bem, em breve haverá pontos fixos onde será possível experimentar meus doces”, finaliza.

Leia Também
Churrascada chega a Alphaville com novo conceito no Shopping Tamboré
Novidade gastronômica Churrascada chega a Alphaville com novo conceito no Shopping Tamboré
Santana de Parnaíba realiza Korea Fest Brasil de 31 de julho a 2 de agosto
Festa temática Santana de Parnaíba realiza Korea Fest Brasil de 31 de julho a 2 de agosto
Frio aumenta vontade de comer, mas gasto de calorias é menor
Apetite Frio aumenta vontade de comer, mas gasto de calorias é menor
ICI Brasserie promove noite com menu exclusivo de Benny Novak em Alphaville
Gastronomia francesa ICI Brasserie promove noite com menu exclusivo de Benny Novak em Alphaville
Pizzaria das Tartarugas Ninja chega a São Paulo em agosto
Novidade Pizzaria das Tartarugas Ninja chega a São Paulo em agosto
29 de julho é Dia da Lasanha; saiba onde celebrar
Massa 29 de julho é Dia da Lasanha; saiba onde celebrar
Bacio di Latte lança Affogato e aposta em clássico da culinária italiana
Gastronomia Bacio di Latte lança Affogato e aposta em clássico da culinária italiana
Festa de Santa Ana acontece de 24 a 26 de julho em Parnaíba
Celebração Festa de Santa Ana acontece de 24 a 26 de julho em Parnaíba
Projeto obriga bares e restaurantes de SP a informar alergênicos
Em tramitação Projeto obriga bares e restaurantes de SP a informar alergênicos
Dia da pizza: Brasil produz 3,3 milhões por dia e confirma paixão nacional pelo prato
Taste Dia da pizza: Brasil produz 3,3 milhões por dia e confirma paixão nacional pelo prato
Mais Lidas
Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Dança Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Megaoperação policial em Barueri termina com 224 abordagens
Policiamento Megaoperação policial em Barueri termina com 224 abordagens
Um mês após ampliação da Castello Branco, motoristas ainda dividem opiniões sobre impacto no trânsito
Remodelação Um mês após ampliação da Castello Branco, motoristas ainda dividem opiniões sobre impacto no trânsito
Fiuk se torna réu por perturbação do sossego em Alphaville
Ação penal Fiuk se torna réu por perturbação do sossego em Alphaville