Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Uma enquete feita recentemente nas redes sociais da Folha de Alphaville revelou que o contato com o meio ambiente está entre as características que os moradores mais gostam no bairro. Mais de 500 pessoas participaram do levantamento.
Essa natureza na região é evidenciada por alguns números. Segundo dados mais recentes da SOS Mata Atlântica, divulgados em maio, Barueri tem 476 hectares de mata. A cidade tem "nível zero" de desmatamento desde 2012, o que significa que o desflorestamento que ocorre é menor do que 100 hectares por ano.
Já Santana de Parnaíba tem 4.159 hectares e, desde 2021, o nível de desmatamento também é zero. Ambos os municípios são compostos, originalmente, 100% por Mata Atlântica.
Em Alphaville, os moradores podem desfrutar do Parque Ecológico do Tietê, localizado na Av. Dr. Dib Sauaia Neto 1600. Este espaço abrange cerca de 1 milhão de metros quadrados, divididos entre o Centro de Lazer e a Área do Russo, destinados à preservação ambiental.
Do lado de Santana de Parnaíba, há ainda a Reserva Biológica do Tamboré. Esta área preservada é uma das maiores Unidades de Conservação (UC) ambientais em perímetro urbano em todo o Brasil, abrangendo 3.673.385,71 m².
PARQUE ECOLÓGICO DO BACURI
Um dos projetos da Prefeitura de Santana de Parnaíba com foco no meio ambiente é a criação do Parque Ecológico do Bacuri, em Alphaville. Localizado na Lagoa do Bacuri, este espaço é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e será dedicado à educação ambiental.
Conforme o projeto, ao qual a reportagem teve acesso em 2020, o local será aberto ao público e contará com uma área total de 14.942 metros quadrados. O parque incluirá trilhas, uma ciclovia e um espaço multiuso já existente, que passará por reformas, além de estacionamento e bicicletário.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento, a prefeitura continua comprometida com a implantação do parque, "no entanto, a continuidade depende de aprovações junto ao Ministério Público", afirmou.
ARBORIZAÇÃO
A administração de Barueri informou que está conduzindo projetos ambientais e investindo em obras e ações para a conservação do meio ambiente. Entre os destaques, está em andamento a elaboração de um edital para a contratação de serviços de plantio de árvores com altura superior a quatro metros.
Alphaville atualmente possui, de acordo com a administração, 90,4 hectares de floresta, com uma área de copa de árvores totalizando 140,17 hectares.
A cidade mantém a preservação de espécies ameaçadas, como o Pinheiro do Paraná, o Jequitibá e o Cedro-Rosa.
Já o Conselho de Defesa do Meio Ambiente Municipal Sustentável (Condemas) de Santana de Parnaíba aprovou o programa Reflorestar recentemente. Essa iniciativa tem como objetivo implementar ações para a conservação, recuperação e proteção da cobertura vegetal no município, além de promover serviços que priorizem, principalmente, a compensação ambiental.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade