Abre economia Compras de Natal
(Imagem: Divulgação)
A poucos dias do Natal, celebrado em 25 de dezembro, começa o “corre corre” dos consumidores nos shoppings e estabelecimentos comerciais para garantir os presentes para a data.
Segundo a pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), as vendas do comércio varejista brasileiro no período devem movimentar R$ 84,9 bilhões na economia.
O levantamento destaca ainda que 76% dos consumidores pretendem presentear alguém no Natal. Em média, os consumidores planejam adquirir quatro presentes neste fim de ano, número que sobe para cinco entre as classes A e B, com gasto médio de R$ 174 por item.
Uma enquete realizada nas redes sociais da Folha de Alphaville no dia 11 revelou que 69% dos respondentes ainda não haviam feito as compras de Natal, enquanto 31% já tinham garantido os presentes.
A maioria (56%) afirmou que gastou ou pretende gastar entre R$ 500 e R$1.000. Outros 18% indicaram um orçamento entre R$2.000 e R$ 5.000, 15% acima de R$ 5.000 e 11% entre R$1.000 e R$ 2.000.
Ainda de acordo com o levantamento da FA, 59% dos participantes preferem realizar as compras em lojas físicas e shoppings, enquanto 41% optam pelo comércio on-line. Mais de 90 pessoas participaram da enquete.
Movimentação
Para o período natalino, os shoppings da região projetam aumento tanto no fluxo de visitantes quanto no volume de vendas. É o caso do Shopping Tamboré (Av. Piracema, 669) que, historicamente, registra seu maior movimento nesta época do ano.
“Dezembro costuma registrar um volume de vendas que chega a ser o dobro de um mês regular. O fluxo cresce de forma contínua ao longo do mês, com pico nas duas semanas que antecedem o dia 25. Além disso, há um aumento significativo no tempo de permanência, já que as famílias passam a buscar o shopping também como espaço de lazer e convivência”, explicou.
Veronica Marandini, gerente de Marketing do Shopping Iguatemi Alphaville (Al. Rio Negro 111), reforça que o Natal é, tradicionalmente, a data mais importante e lucrativa do ano para o setor de shopping centers no Brasil, e no Iguatemi Alphaville não é diferente.
“O impacto é expressivo tanto em termos de fluxo de pessoas quanto de volume de vendas. No nosso mall, a movimentação cresce substancialmente, impulsionada pelas ativações, como a decoração natalina, as atrações, como a presença do Papai Noel, as campanhas e a ampliação do horário de funcionamento. Estamos sempre inovando para tornar o Iguatemi Alphaville não apenas um centro de compras, mas também um destino de lazer e conveniência”, apontou.