A nova ligação entre Tamboré e Parque Imperial concretiza um projeto em estudo há anos pela administração municipal
(Imagem: Secom Barueri)
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, intensifica a execução de novos acessos viários para ampliar a mobilidade urbana e melhorar a fluidez do tráfego no município. Entre as frentes em andamento está a ligação da Avenida Ceci, no Tamboré, à Rua Tomé de Souza, no Parque Imperial.
Também avançam o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim, na Vila Márcia (Belval), até a Via de Acesso João Góes, em Jandira, e a extensão da Avenida Pirarucu, na Nova Aldeinha, até a Rua Miguel Barbar, na Vila Gustavo Correia, em Carapicuíba. As três intervenções têm previsão de entrega ao longo de 2026 e integram o pacote de obras voltadas à ampliação da segurança viária e à melhoria da mobilidade regional.
A nova ligação entre Tamboré e Parque Imperial concretiza um projeto em estudo há anos pela administração municipal. A obra busca criar alternativas para o escoamento do tráfego, sobretudo nos horários de pico, além de facilitar a circulação de serviços públicos, como coleta de resíduos, atendimento de saúde, segurança e transporte escolar e coletivo. Atualmente, o bairro tem como principais acessos a Rua Duarte da Costa, além da Rua Chico Mendes e da Avenida João Rodrigues Nunes, na divisa com Osasco.
Interligação Tamboré–Parque Imperial
A nova via terá cerca de 1,4 km de extensão, no trecho entre o Rodoanel Governador Mário Covas e o muro das residências do Tamboré. O projeto prevê quatro faixas de rolamento em pista dupla, passeios para pedestres e a futura implantação de ciclovia. Embora a conclusão esteja prevista para este ano, o cronograma poderá sofrer ajustes em razão de interferências ao longo do traçado.
Ligação com Carapicuíba
Com previsão de entrega até o fim do primeiro semestre de 2026, a extensão da Avenida Pirarucu inclui pavimentação asfáltica e serviços complementares em um trecho de 1,5 km de extensão e 14 metros de largura. A nova via ligará a Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, em Barueri, à Rua Miguel Barbar, em Carapicuíba, margeando o Rio Tietêe passando em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri.
Com a conclusão da obra, a Avenida Pirarucu passará a oferecer uma conexão direta com Barueri, reduzindo a dependência da Avenida Deputado Emílio Carlos, em Carapicuíba. O traçado também permitirá acesso ao km 21, na divisa com Osasco, por meio da ligação ao novo viaduto do Corredor Oeste.
Ligação com Jandira
O prolongamento da Avenida Barueri-Mirim está previsto para o segundo semestre de 2026. O projeto liga a via, nas imediações do Piscinão da Vila Márcia, em Barueri, à Avenida Antônio Bardella, com acesso à Via João Góes, na região central de Jandira. As intervenções incluem cerca de 1,5 km de recapeamento asfáltico e 460 metros de pavimentação nova, totalizando quase 2 km de extensão, com largura projetada de 10 metros.