O alerta foi emitido em tempo real pelo sistema Muralha Paulista
(Imagem: Secom Santana de Parnaíba)
Durante a programação de carnaval em Santana de Parnaíba, no sábado (14), na Praça 14 de Novembro, o sistema de reconhecimento facial do programa Smart+ Santana de Parnaíba identificou um homem com mandado de prisão em aberto em meio ao público presente.
O alerta foi emitido em tempo real pelo sistema Muralha Paulista, possibilitando a rápida atuação da Guarda Civil Municipal, que, a partir das características informadas, localizou e abordou o suspeito no Largo São Bento.
O indivíduo, identificado pelas iniciais D.S.N., foi encaminhado à delegacia pela GCM, onde a prisão foi confirmada e ratificada pela autoridade policial. A gestão destacou que "a ação reforça a atuação integrada da tecnologia com o trabalho das forças de segurança no monitoramento de áreas de grande circulação e na identificação de foragidos da Justiça".
Comparativo índices de criminalidade
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana divulgou, recentemente, o comparativo dos índices de criminalidade referentes ao mês de dezembro de 2024 e dezembro de 2025. Os dados apontam redução significativa nos crimes contra o patrimônio.
De acordo com o levantamento, com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), entre os crimes contra o patrimônio, os destaques positivos foram a queda de 53,85% em furto de veículos, passando de 13 ocorrências em 2024 para seis em 2025; redução de 100% no roubo de carga, com um caso em 2024 e nenhum em 2025; e queda nas ocorrências de roubo de veículos, com diminuição de 33,33% (de três para duas ocorrências).