São Paulo | 19ºC
Sáb, 31 de Janeiro
Busca
Colunistas

Sem VAR é muito melhor

Futebol não é vôlei, nem tênis, muito menos natação ou atletismo

12 mar 2020 - 12h01   atualizado em 02/12/2025 às 09h44

É uma delícia assistir aos jogos das fases iniciais da Libertadores e dos campeonatos estaduais. Juiz e bandeirinha correram para o meio campo é gol e fim de papo. Nova saída é dada rapidamente e o jogo segue. Ninguém fica procurando pelo em ovo nem chifre em cabeça de cavalo. 

Como eu sempre digo, futebol não é vôlei, nem tênis, muito menos natação ou atletismo. Nessas modalidades e em outras a utilização do vídeo para dirimir dúvidas é objetiva. A bola bateu dentro ou fora, o sujeito tocou ou não na rede, quem tocou primeiro a borda da piscina ... É só olhar o vídeo e pronto. No futebol não é assim.

Não sou contra a utilização da tecnologia por si só. A ferramenta Gol-NãoGol, com o relógio vibrando no pulso do árbitro assim que a bola ultrapassa a linha fatal, é fantástica. O juiz é informado do fato, imediatamente valida o gol e acabou. Não se perde tempo e a decisão é confiável. Jamais alguém reclamou de uma situação dessas. Agora, vídeo para marcar pênalti, falta ou mesmo impedimento decididamente não cabe. 

No caso de falta ou pênalti a interpretação será feita por alguém de dentro de uma cabine, totalmente fora do clima da partida e orientado pela famigerada câmera lenta. E no impedimento pior ainda. Quem estudou ótica, um ramo da física, sabe que uma mínima imprecisão no posicionamento da câmera altera totalmente a realidade. Sem falar que, muitas vezes, é impossível precisar o exato instante do passe. Ninguém acredita mais naquelas linhas que os caras desenham para lá e para cá. Basta lembrar os inúmeros episódios onde para uma emissora de TV o jogador estava impedido e para outra não na mesma jogada. 

Esse final de semana foi emblemático. Tivemos jogos importantes para tudo o que é lado e nenhuma reclamação de arbitragem. No único clássico onde havia árbitro de vídeo é que deu confusão. Até agora nem eu nem muitas pessoas se convenceram que o gol do Botafogo contra o Flamengo, quando o jogo estava 0 a 0, foi bem anulado.

Falta coragem aos cartolas do mundo todo para reconhecer que a experiência do Var fracassou. Ou, o que é mais provável, interesses financeiros impedem esse reconhecimento. Até na Inglaterra, onde parecia que o vídeo tinha uma credibilidade maior, as confusões têm se sucedido. Como aconteceu com a famigerada morte súbita, que decidiu Copas do Mundo e Olimpíadas, há de chegar o dia da ficha cair e do futebol voltar ao normal. Não vejo a hora. 

Leia Também
Fim do melasma com protocolo exclusivo
Colunistas Fim do melasma com protocolo exclusivo
Qual chocolate é o mais saudável?
Colunistas Qual chocolate é o mais saudável?
Obesidade e inflamação, qual a relação?
Colunistas Obesidade e inflamação, qual a relação?
Condomínios na fase vermelha: como agir?
Colunistas Condomínios na fase vermelha: como agir?
Santos e São Paulo dão o exemplo
Colunistas Santos e São Paulo dão o exemplo
O Código Masculino - Parte 1
Colunistas O Código Masculino - Parte 1
Aqui tem técnico sim
Colunistas Aqui tem técnico sim
Como reduzir a gordura abdominal?
Colunistas Como reduzir a gordura abdominal?
Contato com a propaganda
Colunistas Contato com a propaganda
Como começar um negócio digital em plena pandemia
Colunistas Como começar um negócio digital em plena pandemia
Mais Lidas
Com 165 anos de história, Padaria Aurora preserva tradição, toque artesanal e sabor no coração de Santana de Parnaíba
Pão nosso de cada dia Com 165 anos de história, Padaria Aurora preserva tradição, toque artesanal e sabor no coração de Santana de Parnaíba
Jundiaí realiza 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos com atrações gastronômicas, culturais e tecnológicas
Tradição Jundiaí realiza 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos com atrações gastronômicas, culturais e tecnológicas
Verão e bebida fresca: onde tomar um bom drink em Alphaville
Cheers Verão e bebida fresca: onde tomar um bom drink em Alphaville
Mercado imobiliário inicia ano de 2026 com projeções otimistas, especialistas apostam em alta de investimentos no setor
Cenário Mercado imobiliário inicia ano de 2026 com projeções otimistas, especialistas apostam em alta de investimentos no setor