São Paulo | 20ºC
Dom, 14 de Junho
Colunistas

Santos e São Paulo dão o exemplo

A dedicação e a aplicação tática dos atletas em campo passaram a ser elementos fundamentais para os bons resultados 

21 dez 2020 - 10h22   atualizado em 02/12/2025 às 09h44
Santos e São Paulo dão o exemplo sem-capa

 Futebol hoje não se ganha com só com nomes, jogadores caros e badalados. Num universo cada vez mais nivelado a raça, a garra, a dedicação e a aplicação tática dos atletas em campo passaram a ser elementos fundamentais para os bons resultados. E, nesse sentido, Santos e São Paulo deram excelentes exemplos na quarta-feira.

Se pararmos para pensar, tanto Grêmio, como Atlético, fizeram mais investimentos, têm treinadores mais caros, comissões técnicas numerosas. Mas em campo a entrega dos jogadores de Santos e São Paulo prevaleceu e levou esses dois times a conseguirem grandes vitórias.

Se os técnicos mais valorizados eram aqueles que indicavam grandes contratações e seduziam os melhores jogadores a abraçarem os seus projetos agora o papo é outro: treinador bom é aquele que aproveita a base, que utiliza da melhor forma o elenco que o clube já tem, sem grandes aventuras econômicas que podem levar uma instituição ao caos.

O time de Cuca está impedido de contratar por causa de punições impostas pela FIFA. Não trouxe, portanto, ninguém. Fernando Diniz indicou um único reforço, Luciano, que ainda veio numa troca com Éverton, já que o São Paulo estava sem dinheiro. E esses caras estão dando respostas extremamente positivas.

Não sei se Santos e São Paulo serão campeões nessa temporada. Mas já é possível afirmar que esses dois trabalhos entrarão para a história como exemplos de quem produz muito e gasta pouco.

José Calil

Jornalista esportivo

Leia Também
Fim do melasma com protocolo exclusivo
Colunistas Fim do melasma com protocolo exclusivo
Qual chocolate é o mais saudável?
Colunistas Qual chocolate é o mais saudável?
Obesidade e inflamação, qual a relação?
Colunistas Obesidade e inflamação, qual a relação?
Condomínios na fase vermelha: como agir?
Colunistas Condomínios na fase vermelha: como agir?
O Código Masculino - Parte 1
Colunistas O Código Masculino - Parte 1
Aqui tem técnico sim
Colunistas Aqui tem técnico sim
Como reduzir a gordura abdominal?
Colunistas Como reduzir a gordura abdominal?
Contato com a propaganda
Colunistas Contato com a propaganda
Como começar um negócio digital em plena pandemia
Colunistas Como começar um negócio digital em plena pandemia
O golaço de Marcelo
Colunistas O golaço de Marcelo
Mais Lidas
Mudanças no trevo do km 26A entram em vigor em Barueri a partir de 16 de junho
Mobilidade urbana Mudanças no trevo do km 26A entram em vigor em Barueri a partir de 16 de junho
Obras na Castello Branco alteram circulação de pedestres sob viaduto Ottone Rusalen em Barueri
Mobilidade Obras na Castello Branco alteram circulação de pedestres sob viaduto Ottone Rusalen em Barueri
Agora vai? Obras na Castello Branco devem ser concluídas até 30 de junho
Mobilidade Agora vai? Obras na Castello Branco devem ser concluídas até 30 de junho
Governo de SP inicia etapa de estudos para implantação da linha de Metrô em Cotia
Mobilidade Governo de SP inicia etapa de estudos para implantação da linha de Metrô em Cotia