São Paulo | 16ºC
Qui, 17 de Setembro
Modernizou

Metrô passa a aceitar pagamento por aproximação nas catracas de quatro linhas

17 set 2026 - 16h23 Aliz Lambiazzi   atualizado às 16h26
Metrô passa a aceitar pagamento por aproximação nas catracas de quatro linhas Agora as catracas do Metrô de SP aceitam pagamento por aproximação (Imagem: Agência SP)

Desde a última segunda-feira (14), todas as catracas das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô de São Paulo passaram a aceitar pagamento da tarifa por aproximação.

O passageiro poderá utilizar cartões de débito ou crédito físicos ou virtuais das bandeiras Elo, Mastercard e Visa. Também será possível pagar com cartões cadastrados em carteiras digitais de celulares, smartwatches e outros dispositivos compatíveis.

Para entrar na estação, basta aproximar o cartão ou dispositivo habilitado para pagamentos por aproximação do validador da catraca.

Sem integração tarifária

Quem optar pelo pagamento direto com cartão bancário deve ficar atento: essa modalidade não contempla as integrações tarifárias entre ônibus, metrô e trem.

As catracas continuarão aceitando normalmente os demais meios de pagamento, como Bilhete Único, TOP e QR Code.

Já as catracas exclusivas instaladas anteriormente para o projeto-piloto do pagamento por aproximação ainda aceitam somente cartões bancários físicos ou virtuais. Segundo o Metrô, esses equipamentos começarão a ser substituídos na segunda quinzena de outubro para também receber as demais formas de pagamento.

Tecnologia já teve 13,24 milhões de acessos

O pagamento por aproximação utiliza a tecnologia EMV, padrão empregado em cartões bancários físicos e virtuais. A modalidade já vinha sendo testada pelo Metrô em catracas específicas e registrou 13,24 milhões de acessos durante o projeto-piloto.

Segundo a companhia, o período de testes permitiu avaliar questões técnicas e operacionais, além da aceitação dos passageiros. A partir dos resultados, a tecnologia foi ampliada para todos os validadores das estações operadas pelo Metrô nas quatro linhas.

A mudança ocorre no mesmo período em que o Metrô de São Paulo completa 52 anos de operação e avança na retirada de circulação do antigo bilhete magnético Edmonson.

Utilizado 13,8 bilhões de vezes ao longo desses 52 anos, o bilhete poderá ser usado pelos passageiros somente até 31 de outubro.

Além do pagamento por aproximação, o QR Code permanece disponível e pode ser adquirido nas bilheterias, máquinas de autoatendimento, aplicativo para celular e pelo WhatsApp.

 

Leia Também
Roda Rico abre seleção para elenco das Noites do Espanto 2026
Seleção de talentos Roda Rico abre seleção para elenco das Noites do Espanto 2026
CIOESTE entrega bafômetros para reforçar fiscalização de trânsito na região
Apoio CIOESTE entrega bafômetros para reforçar fiscalização de trânsito na região
Usina de resíduos de Barueri tem previsão de conclusão no começo de 2027
RETA FINAL Usina de resíduos de Barueri tem previsão de conclusão no começo de 2027
Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
Investigação Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
Sistema de condomínio de Alphaville identifica procurado pela Justiça e PM efetua prisão
Residencial 2 Sistema de condomínio de Alphaville identifica procurado pela Justiça e PM efetua prisão
Helicóptero de reportagem cai em Los Angeles e deixa três mortos
Acidente Helicóptero de reportagem cai em Los Angeles e deixa três mortos
STF mantém possibilidade de usar carro particular no exame para tirar CNH
Direção STF mantém possibilidade de usar carro particular no exame para tirar CNH
Etecs abrem inscrições para quase 90 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
ENSINO TÉCNICO Etecs abrem inscrições para quase 90 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
Entenda novas regras da Anac para impedir embarque de passageiros indisciplinados
Transporte aéreo Entenda novas regras da Anac para impedir embarque de passageiros indisciplinados
Motoristas que pagaram multa do free flow podem pedir reembolso; veja como
Ressarcimento Motoristas que pagaram multa do free flow podem pedir reembolso; veja como
Mais Lidas
Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
Meu tempo Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
Policiamento PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1
BRIGA JUDICIAL Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1