São Paulo | 28ºC
Qua, 18 de Fevereiro
Busca
Golpes digitais

Redes sociais concentraram quase 80% de anúncios falsos, revela Serasa Experian

18 fev 2026 - 08h00 Gláucia Arboleya   atualizado às 11h58
Redes sociais concentraram quase 80% de anúncios falsos, revela Serasa Experian 77% dos casos tiveram origem em plataformas de redes sociais (Imagem: Kamran Abdullayev/Unsplash)
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, identificou 37.845 anúncios, perfis, páginas e aplicativos falsos ao longo de 2025, que buscavam induzir usuários ao erro ao imitar marcas e comunicações legítimas. Deste total, 77% tiveram origem em plataformas de redes sociais. Por meio da solução de Proteção de Marca em Cibersegurança, da sua área antifraude, a copanhia informa que 98% dessas ameaças foram removidas, com mediana de 4 dias entre a detecção e a derrubada — ou seja, em metade dos casos, a remoção ocorreu em até 4 dias.
“A eficiência no combate a golpes digitais depende de resposta rápida, porque o modus operandi dos fraudadores é manter um ciclo contínuo de testes e republicações, experimentando mensagens, trocando links, recriando perfis e anúncios, sempre a fim de ganhar escala antes de serem detectados. Em um ambiente que exige reação em tempo real, é fundamental unir inteligência e monitoramento permanente para acompanhar essa dinâmica. Por isso, mantemos uma estrutura dedicada ao monitoramento de plataformas digitais e à remoção de conteúdos maliciosos, ajudando a proteger consumidores e empresas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.
Ao longo do ano, a atuação de monitoramento e mitigação manteve um ritmo consistente, com 3 mil a 4 mil ameaças desses tipos identificadas por mês. Por conta da dinâmica de impulsionamento e compartilhamento que acelera o alcance de conteúdos fraudulentos, a maioria das ameaças se concentra em plataformas de redes sociais. 
Anúncios lideram entre as ameaças identificadas
A Serasa Experian também observa que a maior parte das ocorrências detectadas em 2025 está associada a anúncios fraudulentos (56%), seguidos por perfis falsos (32%) — que, em muitos casos, funcionam como “vitrines” para direcionar o consumidor a páginas, formulários ou aplicativos maliciosos.
Além de derrubar os conteúdos, a datatech reforça a importância de combinar inteligência de dados, sinais digitais e monitoramento contínuo para reduzir a recorrência dessas fraudes, especialmente em ambientes onde o conteúdo pode ser republicado com rapidez e pequenas variações de linguagem ou identidade visual. “Fraude digital se combate com agilidade, informação e cooperação entre plataformas, marcas e consumidores”, completa Sanchez.
Serasa Experian e soluções antifraude digitais
A área de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian reúne equipes de monitoramento de marca e inteligência de ameaças dedicadas a acompanhar o ambiente digital e identificar sinais de fraude. Com essa atuação, a datatech consegue mapear padrões, qualificar ocorrências e reportar ameaças às plataformas e à sociedade. O trabalho inclui o rastreamento de vazamentos em fontes abertas, a detecção do uso indevido de nomes de empresas como isca para coleta irregular de dados, a identificação de credenciais expostas e o acionamento para derrubada de diferentes tipos de ameaças, como anúncios, perfis, páginas e aplicativos falsos.
Dicas aos consumidores para evitar fraudes em redes sociais e anúncios falsos
• Desconfiar de anúncios com urgência (“últimas vagas”, “só hoje”, “últimas unidades”) e de preços muito abaixo do mercado — isso é comum em golpes que imitam marcas conhecidas.
• Conferir o perfil antes de interagir: data de criação, histórico de publicações, comentários, número de seguidores versus engajamento e se há selo/verificação quando aplicável.
• Validar o link antes de clicar: preferir digitar o endereço no navegador ou usar o site/app oficial é mais assertivo. Se clicar, conferir a URL completa e evitar links encurtados ou com variações de letras.
• Não informar códigos de confirmação (SMS/WhatsApp/e-mail), senhas ou dados do cartão em páginas acessadas por link de anúncio ou mensagem.
• Não instalar aplicativos fora das lojas oficiais e desconfiar de apps “clonados” com nome e ícone parecidos – verificar, antes, o desenvolvedor, as avaliações e o número de downloads.
• Ter cuidado com links e arquivos recebidos em grupos e DMs: podem direcionar para páginas falsas ou iniciar tentativas de roubo de conta.
• Ativar autenticação em duas etapas (2FA) nas redes sociais e e-mail. Usar senhas fortes e exclusivas para reduzir risco de sequestro de conta.
• Monitorar o CPF com frequência para identificar movimentações suspeitas e agir rapidamente.
Dicas para empresas para reduzir risco de imitação e golpes em plataformas digitais
• Implementar monitoramento contínuo de plataformas digitais para identificar rapidamente anúncios, perfis e páginas falsas que usem a marca.
• Estabelecer um playbook de resposta (triagem, priorização, evidências, acionamento de remoção e comunicação) para reduzir a janela de exposição.
• Reforçar autenticação e prevenção à fraude em camadas nas jornadas digitais (cadastro, login, recuperação de conta e pagamento), equilibrando segurança e experiência.
• Proteger ativos de marca (domínios parecidos/typosquatting, perfis oficiais padronizados, páginas verificadas quando possível) e manter canais oficiais fáceis de encontrar.
• Treinar atendimento e social media para reconhecer golpes de “impersonação” e orientar clientes com mensagens curtas e consistentes.
• Usar inteligência de dados para identificar padrões de abuso (picos por canal, criativos recorrentes, redirecionamentos) e ajustar regras de risco de forma contínua.

 

Leia Também
Cinza supera branco e se torna a cor mais escolhida na compra de carros 0 km
Ranking 2025 Cinza supera branco e se torna a cor mais escolhida na compra de carros 0 km
Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório
Exército Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório
Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
Comodato Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Setor aéreo Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Expediente Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Limpeza Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Previsão Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Produto na piscina Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Investigação Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
Luto Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
Mais Lidas
Carnaval: Veja o que abre e o que fecha em Barueri
Serviços Carnaval: Veja o que abre e o que fecha em Barueri
Carnaval de Barueri tem programação confirmada para o dia 15 no Centro
Tradição Carnaval de Barueri tem programação confirmada para o dia 15 no Centro
Barueri: Rua da Prata e Av. Mário Sadanori Dói terão faixas interditadas
Obras Barueri: Rua da Prata e Av. Mário Sadanori Dói terão faixas interditadas
Carnaval em Santana de Parnaíba começa nesta sexta-feira (30)
Folia Carnaval em Santana de Parnaíba começa nesta sexta-feira (30)