São Paulo | 21ºC
Qui, 12 de Março
Busca
Violência

Brasil atinge recorde de feminicídios em 2025: quatro mortes por dia

06 fev 2026 - 09h00 Gláucia Arboleya   atualizado às 09h03
Brasil atinge recorde de feminicídios em 2025: quatro mortes por dia O relatório anual da Human Rights Watch (HRW) apontou a violência doméstica como uma das violações mais frequentes no Brasil (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Brasil atingiu número recorde de 1.518 vítimas de feminicídios em 2025, ano em que a sanção da Lei do Feminicídio completou dez anos.

Na ocasião, a norma inseriu no Código Penal o crime de homicídio contra mulheres no contexto de violência doméstica e de discriminação. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No ano anterior, em 2024, o país já havia atingido recorde, com 1.458 vítimas.

“Se [a alta de casos] está acontecendo, isso é uma omissão do Estado, porque esse é um crime evitável”, afirmou Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), durante lançamento do relatório anual da Human Rights Watch (HRW), nesta quarta-feira (4).

O documento, que analisa a situação dos direitos humanos em mais de 100 países, apontou a violência doméstica e de gênero como uma das violações mais frequentes no Brasil.

Segundo a especialista, a omissão atinge todas as esferas de poder.

“A gente vive no Brasil hoje o desfinanciamento dessas políticas nos níveis municipais e estaduais, especialmente, que são os atores que estão envolvidos na rede de proteção, que tem à mão a assistência social, a saúde e a polícia para de fato fazer a diferença na vida dessas meninas e mulheres”, disse.

Samira Bueno destaca que não é possível fazer política pública para proteger a vida de meninas e mulheres sem recursos humanos e financeiros.

“Essa é uma bandeira que muitos políticos gostam de carregar, a defesa da vida das meninas e das mulheres, mas no momento em que tem o poder de caneta, que sentam na cadeira e que tem a capacidade de fazer a diferença, o orçamento não chega”, disse.

Repercussão na imprensa

No ano passado, casos de feminicídio tiveram grande repercussão na imprensa e nas redes sociais. O assassinato de Tainara Souza Santos, que foi atropelada e arrastada – presa embaixo do veículo – por cerca de um quilômetro na Marginal Tietê foi um deles.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil apontam que os crimes recentes mostram o grave cenário de violência contra a mulher no país.

Pacto contra o feminicídio

Ontem, em uma iniciativa conjunta, o governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançaram o Pacto Nacional – Brasil contra o Feminicídio.

O plano prevê atuação coordenada e permanente entre os Três Poderes com o objetivo de prevenir a violência contra meninas e mulheres no Brasil.

A estratégia inclui ainda o site TodosPorTodas.br, que vai reunir informações sobre o pacto, divulgar ações previstas, apresentar canais de denúncia e políticas públicas de proteção às mulheres, além de estimular o engajamento de instituições públicas, empresas privadas e da sociedade civil.

*Com informações da Agência Brasil 

Leia Também
Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Aplicativo Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Governo de SP cria sistema para registrar violência contra a mulher no local da ocorrência
Proteção Governo de SP cria sistema para registrar violência contra a mulher no local da ocorrência
Frente fria derruba temperaturas e traz chuva ao Sudeste a partir desta terça (10)
Tempo Frente fria derruba temperaturas e traz chuva ao Sudeste a partir desta terça (10)
Arsesp mantém corte na pressão da água por 10 horas diárias para preservar sistema
Estiagem Arsesp mantém corte na pressão da água por 10 horas diárias para preservar sistema
Manutenção emergencial da Sabesp afeta abastecimento em Santana do Parnaíba
Fornecimento Manutenção emergencial da Sabesp afeta abastecimento em Santana do Parnaíba
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas até quarta (11)
Previsão do tempo Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas até quarta (11)
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
São Paulo concentra oito das dez rodovias mais bem avaliadas do país
Ranking São Paulo concentra oito das dez rodovias mais bem avaliadas do país
Barueri planeja construir centro especializado para ampliar atendimento a pessoas com autismo
TEA Barueri planeja construir centro especializado para ampliar atendimento a pessoas com autismo
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros
Crise no abastecimento Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros