Consórcio conta com 14 cidades
(Imagem: Divulgação/Cioeste)
O prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, foi eleito presidente do CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) durante assembleia realizada na segunda-feira (19), na sede da entidade. O prefeito de Itapevi, Marcos Ferreira Godoy, o Teco, foi escolhido para a vice-presidência do consórcio.
Criado em 2014, o CIOESTE reúne 12 municípios da região e é considerado o maior consórcio intermunicipal do Brasil. Ao assumir a presidência, Maglio destacou o compromisso com o fortalecimento das cidades consorciadas. “Assumo com orgulho e responsabilidade. Vamos liderar esse grupo com trabalho e união, sempre em busca de avanços para nossa região", afirmou.
O novo vice-presidente, Teco, reforçou a importância da atuação conjunta dos municípios. “Temos desafios que ultrapassam fronteiras e só com integração conseguiremos avançar. O prefeito Gregório certamente fará um excelente trabalho representando o CIOESTE em todas as esferas.”
A reunião contou com a presença do secretário executivo Jorge Lapas e diretores da entidade.
O Consórcio
O CIOESTE reúne 14 municípios da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que, juntos, somam uma população estimada em quase 3 milhões de habitantes, distribuídos em uma área superior a 3 mil km². A região se destaca pela forte presença empresarial, vocação tecnológica e elevada capacidade de articulação política.
O Consórcio representa um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 230 bilhões, equivalente a aproximadamente 10% da economia paulista e 3% do PIB nacional, consolidando-se como uma das forças econômicas mais relevantes do país.
Atualmente, integram o CIOESTE os municípios de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Cajamar, Araçariguama, São Roque, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista, Itu e Ibiúna.
Biografia
Gregório Maglio foi eleito prefeito de Pirapora do Bom Jesus em 2012 e reeleito em 2018. Após dois mandatos, assumiu a Secretaria de Habitação de Barueri, mantendo seu compromisso com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida da população.
Em 2025, assumiu pela terceira vez a Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus.