Sabesp orienta consumo reduzido
(Imagem: Freepik)
O Sistema Cantareira, que abastece as cidades da região, está operando com apenas 20% de sua capacidade, segundo dados coletados pela reportagem nesta segunda-feir (29).
Diante da escassez de água, a Sabesp, companhia responsável pelo fornecimento, tem emitido "alertas" pedindo o uso consciente da água. A pressão da rede já tem sido reduzida no período noturno.
De acordo com a empresa, a cidade de Barueri conta com 99.535 ligações de água e atende cerca de 348 mil pessoas. Em Santana de Parnaíba são 60.081 ligações, beneficiando cerca de 210 mil moradores.
Já em Alphaville, bairroentre os dois municípios, há 14.781 ligações ativas, que abastecem aproximadamente 51 mil habitantes.
Temperatura histórica
A temperatura medida na sexta-feira (26) na base do Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, registrou novo recorde para o mês de dezembro. Com 36,2°C, às 15h, foi registrada a maior temperatura no mês desde o início das medições, em 1961. 

A estimativa é de que a onda de calor se mantenha até hoje (29), com previsão de tempestades.
A máxima histórica chega em meio a um fenômeno de bloqueio atmosférico que afasta as chuvas da região.
A Secretaria de Estado da Saúde orienta que, em casos de sintomas como sede, dor de cabeça, vômito, sonolência, taquicardia, pressão baixa, confusão mental e perda de consciência, é fundamental procurar uma unidade de saúde.