São Paulo | 21ºC
Sáb, 24 de Janeiro
Busca
Eventos climáticos

Governo de SP firma parceria com voluntários para reforçar atuação da Defesa Civil

08 dez 2025 - 10h35 Gláucia Arboleya
Governo de SP firma parceria com voluntários para reforçar atuação da Defesa Civil A organização original foi criada em Nova Iorque e opera no Brasil desde 2012 (Imagem: Governo de SP)

O Governo de São Paulo assinou na segunda-feira (1º de dezembro) um protocolo de operação com duas organizações não-governamentais, que irão reforçar os trabalhos da Defesa Civil de São Paulo como voluntários em períodos de crise e eventos climáticos intensos.

Uma delas é a Associação Hatzalah do Brasil, um serviço de ambulâncias que funciona 24h por dia em São Paulo e é composto por socorristas voluntários treinados. A organização original foi criada em Nova Iorque e opera no Brasil desde 2012, atendendo a comunidade judaica. O serviço será acionado sempre que houver uma situação que demande alto grau de atendimento emergencial.

Outro grupo de voluntários que passa a reforçar as equipes da Defesa Civil e pode ser acionado em períodos com alta demanda por colaboradores é a Associação Nikkey do Brasil, que deve operar em situações de apoio a operações de campo, incluindo atuação em ações de desastres, sempre que necessário. 

“A parceria com associações voluntárias amplia nossa força de atuação e leva ajuda mais rápida às famílias, mostrando como a união faz diferença na proteção de vidas. A mobilização da sociedade civil contribui para acelerar operações e ampliar a proteção às comunidades mais vulneráveis”, reforçou a diretora da Divisão de Preparação, Major PM Lidiara Lenarducci. 

SP Sempre Alerta

A campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas ocorre entre primeiro de dezembro e 31 de março. Durante este período todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil permanece em prontidão. Os agentes realizam ações preventivas, como o monitoramento climatológico 24 horas, emitem alertas e realizam vistorias de campo, além de ações para conscientizar e orientar a população sobre os riscos relacionados à chuva e outros fenômenos naturais com maior incidência no verão.

Leia Também
Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Verão Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Paradas estratégicas Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Abastecimento Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Consórcio Intermunicipal Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Telefones Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Cidades Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Investigação Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Arena Nick Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Estado de SP Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Telas Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Mais Lidas
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Barueri Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Corrida 2026 Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Bike Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União
Dívida ativa Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União