A organização original foi criada em Nova Iorque e opera no Brasil desde 2012
(Imagem: Governo de SP)
O Governo de São Paulo assinou na segunda-feira (1º de dezembro) um protocolo de operação com duas organizações não-governamentais, que irão reforçar os trabalhos da Defesa Civil de São Paulo como voluntários em períodos de crise e eventos climáticos intensos.
Uma delas é a Associação Hatzalah do Brasil, um serviço de ambulâncias que funciona 24h por dia em São Paulo e é composto por socorristas voluntários treinados. A organização original foi criada em Nova Iorque e opera no Brasil desde 2012, atendendo a comunidade judaica. O serviço será acionado sempre que houver uma situação que demande alto grau de atendimento emergencial.
Outro grupo de voluntários que passa a reforçar as equipes da Defesa Civil e pode ser acionado em períodos com alta demanda por colaboradores é a Associação Nikkey do Brasil, que deve operar em situações de apoio a operações de campo, incluindo atuação em ações de desastres, sempre que necessário.
“A parceria com associações voluntárias amplia nossa força de atuação e leva ajuda mais rápida às famílias, mostrando como a união faz diferença na proteção de vidas. A mobilização da sociedade civil contribui para acelerar operações e ampliar a proteção às comunidades mais vulneráveis”, reforçou a diretora da Divisão de Preparação, Major PM Lidiara Lenarducci.
SP Sempre Alerta
A campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas ocorre entre primeiro de dezembro e 31 de março. Durante este período todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil permanece em prontidão. Os agentes realizam ações preventivas, como o monitoramento climatológico 24 horas, emitem alertas e realizam vistorias de campo, além de ações para conscientizar e orientar a população sobre os riscos relacionados à chuva e outros fenômenos naturais com maior incidência no verão.
Leia Também
Catarina Fashion Outlet lança campanha com descontos e sorteio de carro híbrido
App Mulher Segura: botão do pânico já foi acionado 4 mil vezes
Linhas do Metrô de São Paulo começam a funcionar 24 horas aos sábados
Estado de SP se prepara para verão mais quente, com chuvas irregulares
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade