São Paulo | 17ºC
Qui, 22 de Janeiro
Busca
Deic

Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado

04 dez 2025 - 11h52 Gláucia Arboleya   atualizado às 11h54
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado Ação é liderada pelo Deic (Imagem: Governo de SP)

A Polícia Civil de São Paulo realiza nesta quinta-feira (4) a Operação Falso Mercúrio contra uma organização que prestava serviços de lavagem de dinheiro a uma facção criminosa. A ação liderada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpre 54 mandados judiciais, sendo seis de prisão e 48 de busca e apreensão na capital paulista e na Grande São Paulo.

A pedido dos investigadores, a Justiça determinou o sequestro de 49 imóveis, de três embarcações e 257 veículos em nome dos investigados. Pelo menos 20 pessoas físicas e outras 37 jurídicas tiveram as contas bloqueadas.

Segundo as investigações da 3ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), os criminosos montaram uma estrutura sofisticada de lavagem de dinheiro proveniente de crimes como tráfico de drogas, estelionato e jogos de azar. Há indícios que essa rede tenha ligação direta com uma facção criminosa amplamente conhecida no estado.

Essa rede operava com três núcleos principais: coletores, responsáveis por arrecadar os valores ilícitos; intermediários, encarregados de movimentar e ocultar os recursos; e beneficiários finais, que recebiam o dinheiro já legitimado. Cada um com funções distintas e estruturadas para fazer com que o esquema funcionasse.

No total, 100 policiais civis de todas as delegacias da DIG foram empenhados para a operação, que recebeu o nome de Falso Mercúrio em alusão ao Deus do comércio e dos trapaceiros na mitologia romana.

O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, acompanhou a saída das equipes para o cumprimento dos mandados nesta madrugada. “É uma das maiores operações já deflagradas pela Polícia Civil contra a lavagem de capitais. Os envolvidos no crime viviam uma vida de luxo e conseguiam milhões com a atividade ilícita. Hoje, nós avançamos contra essa rede criminosa”, disse.

O delegado e diretor do Deic, Ronaldo Sayeg, revelou que esta é a maior investigação patrimonial e financeira já realizada pelo departamento. “Seguimos a diretriz de descapitalizar o crime organizado e recuperar ativos. Essa operação simboliza isso em razão do número de imóveis e bens que estão bloqueados e restritos”, afirmou.

Os envolvidos e os itens apreendidos serão levados à 3ª DIG, onde os casos serão registrados. As ações seguem em andamento.

Leia Também
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Consórcio Intermunicipal Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Telefones Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Cidades Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Investigação Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Arena Nick Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Estado de SP Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Telas Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
CNH fica mais barata e rápida em SP: veja as mudanças anunciadas
Habilitação CNH fica mais barata e rápida em SP: veja as mudanças anunciadas
Região deve ter chuvas nesta segunda (19) e tempo firme até domingo (25), segundo a Climatempo
Clima Região deve ter chuvas nesta segunda (19) e tempo firme até domingo (25), segundo a Climatempo
Polícia investiga se médicos foram assassinados em Alphaville por disputa de contratos
Apuração Polícia investiga se médicos foram assassinados em Alphaville por disputa de contratos
Mais Lidas
Médico envolvido em assassinato já foi citado em investigação da PF
Homicídios em Alphaville Médico envolvido em assassinato já foi citado em investigação da PF
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Consórcio Intermunicipal Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
DER-SP ativa novo radar em Santana de Parnaíba a partir de terça-feira (27)
Fiscalização DER-SP ativa novo radar em Santana de Parnaíba a partir de terça-feira (27)
Mostra “Gilberto Salvador – 60 Anos em Movimento” vai até dia 24 na iGaleria do Iguatemi Alphaville
Arte Mostra “Gilberto Salvador – 60 Anos em Movimento” vai até dia 24 na iGaleria do Iguatemi Alphaville