São Paulo | 25ºC
Ter, 22 de Setembro
Cidades

Polícia Civil de SP realiza operação em âmbito nacional contra falsificação de bebidas

São cumpridas 21 ordens judiciais nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Pernambuco

11 nov 2025 - 11h51   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Polícia Civil de SP realiza operação em âmbito nacional contra falsificação de bebidas (SSP)

A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), realizou na terça-feira (11) a segunda fase da operação Poison Source (Fonte do Veneno), de combate à produção e a circulação de bebidas alcoólicas falsificadas.

A ação, coordenada pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar), ocorre em todo o país, com mandados de busca e apreensão sendo cumpridos nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Pernambuco.

A operação ocorre de forma simultânea e coordenada com as forças de segurança locais. Até o momento, dois homens foram presos. Em Nova Iguaçu (RJ) e em Goiânia (GO), os investigadores encontraram depósitos de garrafas que eram utilizadas para abastecer os fornecedores de bebidas.

De acordo com a Polícia Civil, o esquema é similar ao descoberto durante a ação que prendeu um dos principais fornecedores de insumos usados na falsificação de bebidas alcoólicas do país. A detenção ocorreu na Brasilândia, zona norte da capital, em 3 de outubro.

O homem comercializava tampas, rótulos, caixas para embalagem e até selos falsificados de Imposto sobre Produtos Industrializados, que eram colados nas garrafas para simular a originalidade do produto.

Ele possuía dois imóveis na região para armazenar o material, que serviam como base para manter e distribuir os produtos. 

Primeira fase da operação

A prisão do indiciado resultou na primeira fase da Operação Poison Source, que faz parte das ações do gabinete de crise do Governo de São Paulo para combater casos de intoxicação por metanol.

Em outubro, sete pessoas foram presas por participarem de uma rede de adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas em várias cidades do estado.

Os mandados foram cumpridos na capital, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara. 

Leia Também
FAB busca helicóptero desaparecido em SC; cantor Rick, dupla com Renner, estava na aeronave
Possível queda FAB busca helicóptero desaparecido em SC; cantor Rick, dupla com Renner, estava na aeronave
Primavera começa nesta terça com El Niño muito forte; veja o que esperar do clima
Fenômeno Primavera começa nesta terça com El Niño muito forte; veja o que esperar do clima
Jovem perde movimentos após passeio na montanha-russa do Hopi Hari; MP investiga
Acidente Jovem perde movimentos após passeio na montanha-russa do Hopi Hari; MP investiga
Defesa Civil renova alerta para chuvas fortes até quarta-feira (23)
Meteorologia Defesa Civil renova alerta para chuvas fortes até quarta-feira (23)
Barueri e Santana de Parnaíba somam mais de 15 mil empresas abertas em 2026
EMPREENDEDORISMO Barueri e Santana de Parnaíba somam mais de 15 mil empresas abertas em 2026
Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
MANANCIAIS Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
Chuva em Barueri e Parnaíba supera quatro vezes a média de setembro
Mês atípico Chuva em Barueri e Parnaíba supera quatro vezes a média de setembro
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
CRIME ORGANIZADO Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
Metrô passa a aceitar pagamento por aproximação nas catracas de quatro linhas
Modernizou Metrô passa a aceitar pagamento por aproximação nas catracas de quatro linhas
Roda Rico abre seleção para elenco das Noites do Espanto 2026
Seleção de talentos Roda Rico abre seleção para elenco das Noites do Espanto 2026
Mais Lidas
Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
MANANCIAIS Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
CRIME ORGANIZADO Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
Usina de resíduos de Barueri tem previsão de conclusão no começo de 2027
RETA FINAL Usina de resíduos de Barueri tem previsão de conclusão no começo de 2027
Sistema de condomínio de Alphaville identifica procurado pela Justiça e PM efetua prisão
Residencial 2 Sistema de condomínio de Alphaville identifica procurado pela Justiça e PM efetua prisão